castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MUMBAI: O PORTÃO DA iNDIA

Mumbai, anteriormente chamada de Bombaim, é a capital, cidade mais populosa da Índia, e uma das mais populosas do mundo, com uma população em 2011 de 12.479.608 habitantes.



File:Mumbai Montage.jpg

Junto com as áreas urbanas vizinhas, é uma das mais populosas regiões urbanas do mundo, com aproximadamente 20,5 milhões. Mumbai fica no oeste da costa da Índia e tem um porto natural profundo, é a cidade mais rica da Índia, gerando 5% do PIB da Índia.


File:Hutatma Chowk.jpg

Mumbai é o lar de importantes instituições financeiras como o Banco Central da Índia, a Bolsa de Valores Nacional da Índia e numerosas empresas indianas e multinacionais, além da Índia Hindi (Bollywood) e Marathi indústria cinematográfica e de televisão.


File:Bombay Municipal Corporation.JPG

Mumbai é composto por duas regiões distintas: Mumbai Distrito da cidade e distrito de Mumbai suburbano, que formam dois distritos de receitas separadas de Maharashtra. A região do distrito da cidade também é comumente referido como o City Island ou Mumbai sul.


Mumbai fica na foz do rio Ulhas na costa ocidental da Índia, na região costeira conhecida como AKonkan, limitada pelo mar da Arábia, a oeste.


Mumbai é servida pela Estrada Nacional 3, Estrada Nacional 4, National Highway 17, Estrada Nacional 222 e Estrada Nacional 8 que fazem parte do sistema Rodoviário Nacional.


O Expressway Mumbai-Pune foi a primeira via expressa construída na Índia, enquanto o Mumbai Expressway Nashik, Expressway Mumbai-Vadodara, Freeway Ocidental e Oriental Freeway está em construção.


Mumbai é a sede de duas ferrovias indianas: a Ferroviária Central (CR) com sede na Chhatrapati Shivaji Terminus, e da Western Railway (WR) com sede em Churchgate, que fazem a ligação com a maior parte da Índia.


A espinha dorsal de transporte da cidade e a Ferroviária Mumbai Suburbana, que consiste de três redes ferroviárias separadas: Central, Ocidental e Linha Porto, correndo o comprimento da cidade, no sentido norte-sul. O metrô subterrâneo de e o elevado rápido estão atualmente em construção.


O Chhatrapati Shivaji International Airport é o principal hub da aviação na cidade e o aeroporto mais movimentado na Índia em termos de tráfego de passageiros.


Mumbai é servida por dois portos importantes, Mumbai Port, que tem um dos melhores portos naturais do mundo e Jawaharlal Nehru Port, que fica do outro lado do riacho em Navi Mumbai e é o porto mais movimentado e mais moderno da Índia. Ferries de Ferry Wharf em Mazagaon permitem o acesso às ilhas próximas à cidade.
c

Nenhum comentário:

Postar um comentário