castelos medievais

castelos medievais

domingo, 11 de novembro de 2012

TEÓFILO OTONI (MG) TERRA DOS FAMOSOS FRED (JOGADOR) E LÉO MAGALHÃES (CANTOR SERTANEJO0

Ficheiro:Flag-br-mg-to.gif




Teófilo Otoni é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localizado no nordeste do estado, conta com 134.793 habitantes numa área de de 3.242, 81 quilômetros quadrados. Localizado no nordeste de Minas, na Mesorregião do Vale do Mucuri, é considerado o centro macro-regional. Com topografia montanhosa, a sede municipal está a 349 m de altitude. Dista da capital do estado 446 km. e uma das maiores e principais cidades do estado mineiro.

Ficheiro:MinasGerais Municip TeofiloOtoni.svg


História

Com as terras originalmente ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas, a história do município liga-se à história de seu fundador, Theophilo Benedicto Ottoni, que, após renunciar ao seu mandato de deputado, em 1849, iniciou a colonização do Vale do Mucuri, a partir de 1852. Para marcar o encontro das duas grandes expedições que partiram em direções diversas, foi fundado, em 1853, o núcleo pioneiro, à margem do rio Todos os Santos, denominado Filadélfia, em homenagem à cidade homônima, considerada o berço da democracia nas Américas.

Ficheiro:Cidade de Teofilo Otoni.jpg

Colonização

Teófilo Otoni possui uma diversificada etnia, além de negros e índios (nativos da região), é visivelmente marcada por descendentes de colonizadores europeus: portugueses, italianos, espanhóis (estes em menor número), e com maior predominância destacam-se famílias de descendência alemã. Pode-se constatar isto através da verificação de alguns traços e marcos deixados na cidade como: a Praça Germânica, a Igreja Evangélica Luterana, A Igreja de Confissão Luterana e o seu cemitério, festas típicas, dentre outros. Infelizmente devido à perseguição e discriminação sofridas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) muitas famílias alemãs,lamentavelmente, foram perdendo ao longo do tempo, muito da sua riquíssima cultura. Embora tenha ocorrido esse fato, existem ainda alguns descendentes alemães que falam o idioma, bem como organizaram a partir de 2008 a ACDATO, associação que congrega os descendentes de alemães em Teófilo Otoni, com o intuito de resgatar e perpetuar a cultura e memória dos seus antepassados. Há também, além dos imigrantes europeus, os imigrantes asiáticos como os chineses e sírio-libaneses que, assim como os judeus, se destacam por serem responsáveis pelos rumos e expansão do comércio local.


Ficheiro:Totoni.jpg

Geografia

A cidade está localizada no nordeste mineiro, na Mesorregião do Vale do Mucuri, que abriga cerca de 133 mil habitantes (Cidade), e 370 mil habitantes somados a municípios pertencentes à Teofilo Otoni. O município é cortado pelo Rio Todos os Santos, que têm cerca de 300 km de extensão. O clima é tropical com invernos frios e secos, e verões quentes e chuvosos, a temperatura média da cidade é de cerca de 23 graus nos meses de outubro a março.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a temperatura mínima registrada em Teófilo Otoni foi de 5,2ºC, ocorrida no dia 29 de julho de 1972. Já a máxima foi de 39,5ºC, observada dia 4 de novembro de 2007. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 142,4 mm, em 2 de novembro de 1975.


Filhos Ilustres

Frederico Chaves Guedes , mais conhecido como Fred (Teófilo Otoni, 3 de outubro de 1983), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Fluminense.



Leonardo Magalhães (Teófilo Otoni, Minas Gerais, 19 de junho de 1980) é um cantor brasileiro de música sertaneja. Conhecido como Léo Magalhães.




6 comentários:

  1. EU AMO O LÉO ,E TENHO ORGULHO DE DIZER QUE MORO EN TEOFILO OTONE MG TERRA DOS FAMOSOS.TE AMO LÉO ..(AIANNY OLIVEIRA)

    ResponderExcluir
  2. VC BRILHARÁ MUITO AINDA LÉO,TE AMO MUITOOO SOU TUA FÃ GRANDE BJO

    ResponderExcluir
  3. ACHO MUITO METIDINHO ESSE FRED....

    ResponderExcluir
  4. LEO , TORÇO MUITO POR VC... VC É UM VERDADEIRO TEOFILOTONENSE. NÃO ESCONDE SUAS RAIZES..... VC VAI BRILHAR E MUITO. BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  5. Léo você pode ter certeza que Rafa tem orgulho de ter você como padrinho e tio desejamos tudo que é bom para você. Mirian mandou um abraço para você. Bjs

    ResponderExcluir