castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ISLAS DEL MAÍZ (CORN ISLANDS) - NICARAGUA: UM PARAÍSO TROPICAL DO CARIBE

File:Map of the Corn Islands (Nicaragua).png
Divisões das ilhas Maíz

As Islas del Maíz (em inglês: Corn Isldands e em português Ilhas do Milho), são um município da Região Autônoma do Atlântico Sul, na Nicaragua, de onde distam 70 km de sua costa. Formadas por duas ilhas, o município tem 12,9 km², sendo 10 km² da Ilha Maíz Grande e 2,9 da Ilha Maíz Pequena.
A população total das duas ilhas é de 7.296  habitantes(Est. 2012).

File:CornIsland.JPG
Vista aérea da Ilha Maíz Grande


As ilhas foram descobertas por Cristóvão Colombo em sua quarta e última viagem à América no ano de 1504.
As Ilhas de Maíz, junto com a metade oriental da Nicarágua, foram protetorado britânico desde 1655 até 1894, periodo em que a região foi chamada de "Costa dos Mosquitos". Em momentos do passado as ilhas foram visitadas por piratas que agiam no mar do Caribe. Em 1894 a Nicaragua reclamou a posse das ilhas  que foram arrendadas aos Estados Unidos por 99 anos, em virtude do tratado de Bryan-Chamorro, do ano de 1914, que estabelecia a soberania Nicaraguense sobre as ilhas, mas eram submetidas as Leis Norte-Americanas.
File:PalmenCornIslands.jpg
As Belezas do litoral de Maíz Grande
Os Norte-Americanos mativeram o direito de utilidade real e potencial das ilhas até 25 de abril de 1971, até que oficialmente a Nicaragua assumiu plenos poderes das ilhas.
Praias na ilha Maíz Grande


As ilhas são habitadas por  7.435 habitantes, muitos deles da etnia Garifunas, uma mescla de caribenhos e africanos. O Espanhol é o idioma oficial das ilhas, mas o inglês é o idioma mais falado pelos habitantes. Alguns habitantes são da etnia Miskito e falam o idioma miskito.
File:Little Corn Island.JPG
Costa da ilha Maíz Pequena
O município de Islas del Maíz é dividido em Bairros, sendo que na ilha maior  estão os Bairros de Brig Bay (Sede municipal) (3.930 hab.), La Loma (682 hab.), South End (764 hab.), Sally Peachie (265 hab.) e NortH End (490 hab.). Já a Ilha Maíz Pequena é formada pelo bairro do mesmo nome, dividido em dois povoados: The Village e Carib Town, que juntos possuem uma população de 495 habitantes.
Ancoradouro
Hoje as ilhas são um ponto de referência da Nicaragua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário