castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LIMA - 477 ANOS DA CAPITAL PERUANA


Lima é a capital, bem como a maior e mais importante cidade do Peru, a quinta cidade mais populosa da América Latina, estando, portanto, entre as 30 maiores áreas metropolitanas do mundo.


Segundo o censo de 2007, a Região Metropolitana de Lima tem aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, dos quais,  7.605.302 habitantes são residentes na cidade de Lima, representando aproximadamente 30% da população peruana. A área da cidade é de 2.664,67 km².


O clima é bastante peculiar em Lima. Além dos seus elevados níveis de umidade e baixa precipitação, surpreende por suas estranhas características apesar de estar localizada quase ao nível do mar.



Lima se encontra servida pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez, localizado em El Callao, o terminal mais importante do país em quanto a tráfego aéreo nacional e internacional.


Pelo movimento anual de passageiros é atualmente um dos mais importantes da América Latina e é o centro de operações de várias linhas aéreas para América do Sul.


Quanto ao transporte de carga, no porto de El Callao concentra-se a maior parte do transporte marítimo nacional. Atualmente se mobilizam mais de um milhão de contêineres ao ano convertendo-o no porto com maior movimento de carga da costa oeste da América do Sul.


Em quanto ao transporte de passageiros, a proximidade da cidade com El Callao permite que os eventuais cruzeiros que ancoram neste porto possam gozar dos serviços da cidade de Lima.


A linha ferroviária chamada "Ferrocarril central" é um trem de passageiros e de carga liga o porto do Callao com a cidade de Lima e depois atravessa quase 200 km na serra peruana, para chegar primeiro à cidade de Huancayo para depois continuar rumo à cidade de Huancavelica.


A viagem neste ferrocarril é toda uma aventura, já que logo de atravessar o porto do Callao ao mesmo nível do mar, o trem vai subindo até chegar à estação "Desamparados" na cidade de Lima e continuar subindo até uma altitude de quase 5000 msnm, para logo descer rumo às cidades da serra peruana; por este fato é o segundo ferrocarril mais alto do mundo.


As rodovias mais utilizadas na atualidade são as que levam as cidades de Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina); tambem pode-se chegar direto ao Brasil utilizando primeiro a rodovia panamericana e depois a recentemente inaugurada "estrada do Pacifico".


O metrô de Lima deveria se converter no principal sistema de transporte maciço e o mais rápido de Lima, mas atualmente este sistema conta apenas com uma linha quase totalmente elevada, denominada Linha 1, a qual percorre um total de 22 km. Em julho de 2011, iniciaram-se as obras para ampliar em mais de 10 km prevista para ser inaugurada em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário