castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO (AMAZONAS)


Presidente Figueiredo é um município brasileiro do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Rio Preto da Eva, localiza-se ao norte de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 107 quilômetros. Ocupa uma área de 25.422,235 km² e sua população, estimada pelo IBGE em 2010, era de 27 121 habitantes,sendo assim o 23º município mais populoso do estado do Amazonas e o mais populoso de sua microrregião. Juntamente com outros sete municípios, integra a Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana brasileira em área territorial e a mais populosa da Região Norte do Brasil.


A BR-174 é responsável por interligar o município à Manaus, capital do estado, além de Boa Vista, capital de Roraima, e ao município fronteiriço de Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras (são mais de cem catalogadas). Nela existe uma razoável infraestrutura turística em expansão. O município é mais conhecido pela usina hidroelétrica instalada ali, a usina de Balbina, no distrito homônimo, cujas obras e manutenção são responsáveis pela maior catástrofe ambiental da história do Brasil.

História

Embora seja comum a ideia de que o nome do município seja uma homenagem ao ex-presidente brasileiro João Batista de Oliveira Figueiredo, o nome do município homenageia João Figueiredo, presidente da província do Amazonas no tempo do império. Inicialmente a ideia era homenagear exatamente o presidente da República, contudo este não aceitou que o município recebesse seu nome. Daí lembram-se do ex-presidente do período colonial imperial, e o nome pôde ser oficializado.

As origens do município prendem-se principalmente à Novo Airão e Itapiranga, dos quais foi desmembrada a maior parte do território que hoje constitui Presidente Figueiredo, bem como a Manaus cuja vizinhança foi fator influente no desenvolvimento da região. Os primeiros assentamentos populacionais nesses polos datam de 1657, para o local onde hoje é o município de Manaus, e 1668, o local hoje é a sede de Novo Airão.

Foi a partir desses núcleos que se deu a consolidação e ampliação do povoamento do Baixo Rio Negro. Integrado no município de Manaus, Novo Airão passa a constituir distrito de capital em 1938, então com a denominação simplesmente de Airão. É em 1955 que se dá o desmembramento de Manaus, constituindo-se o município Autônomo de Novo Airão. Paralelamente, em 1952 foi criado o município de Itapiranga, contando em sua área com o atual vila de Balbina.

Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é criado o município de Presidente Figueiredo, com territórios desmembrados de Novo Airão (sua parte no extremo leste, limítrofe a Manaus) e de Itapiranga (Vila e arredores de Balbina), bem como áreas adjacentes de Silves e Urucará. A instalação do município efetivou-se com as eleições gerais de 1982 e consequentemente com a posse do prefeito e vereadores em janeiro de 1983.

Geografia

Municípios limítrofes
Presidente Figueiredo limita-se com seis municípios, além do estado de Roraima. São eles: Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Rio Preto da Eva, Manaus e Novo Airão. ao leste; Beruri ao sul; Anamã e Caapiranga ao oeste; e Novo Airão ao norte e noroeste.

Com o município de Urucará
O limite de Presidente Figueiredo com Urucará se inicia na confluência do igarapé São João com a margem esquerda do rio Alalaú, subindo por sua linha mediana até alcançar o rio Jatapú. A partir daí, a divisão entre os dois municípios passa a ser pela região sudeste do território, até o o divisor do rios Alalaú e Pitinga. O fim da divisão do município com Urucará se marca na nascente do rio Capucapu.

Com o município de São Sebastião do Uatumã
O limite entre Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã se inicia na nascente do rio Capucapu, no divisor dos rios Pitinga e Jatapu. Alcança, ao sudeste, o rio Uatumã, que passa a ser usado como limite territorial entre os dois municípios. Ao fim deste, passa a ser usado o igarapé Taboca para dividir ambos, até alcançar a nascente do igarapé Guajará. Em linha mediana, alcança o rio Uatumã quando este desce até alcançar a confluência com o igarapé Tucuranduba, que marca o fim da divisão dos municípios.


Com o município de Itapiranga
Presidente Figueiredo inicia seu limite territorial com Itapiranga no igarapé Tucuranduba, na margem direita do rio Uatumã. Este igarapé, por sua linha mediana, alcança o divisor de águas dos rios Urubu e Uatumã, marcando assim o fim do limite territorial entre as municipalidades.


Com o município de Rio Preto da Eva
Inicia-se no igarapé Tucuranduba. Ao noroeste, o que separa Presidente Figueiredo de Rio Preto da Eva é o igarapé Mirim, seguindo a partir daí por uma linha mediana, até alcançar a confluência com o rio Urubu. Este, por sua vez, segue em linha mediana, alcançando a rodovia BR-174.


Com o município de Manaus
Se inicia ao fim dos limites com Manaus, através do rio Apuaú. A partir daí, usa-se o igarapé Grande para dividir ambos, por uma linha mediana, até alcançar a confluência com o rio Pardo. Quando este alcança a confluência com o rio Curiaú, este último passa a ser o divisor dos territórios, até ao norte, quando alcança o rios Uatumã e Camanaú. Outros atrativos naturais usados para limitar os municípios são o igarapé Atroari e o rio Alalaú.


Com o Estado de Roraima
Presidente Figueiredo limita-se ainda com o estado de Roraima, ao norte, especificamente com o município. O igarapé Atroari, o rio Alalaú e o igarapé São João delimitam a divisão dos territórios.





Distritos e Povoados de Presidente Figueiredo (Censo 2010):

Distrito:
Balbina (população urbana de 1.904 habitantes)

Povoados:
Pitinga (1.501 habitantes)
Canoas (896 habitantes)
Rio Pardo (347 habitantes)
Nova Jerusalém (323 habitantes)
São Miguel do Miriti (314 habitantes)
Cristo Rei (301 habitantes)
Marcos Freire (281 habitantes)
Boa Esperança (278 habitantes)
Novo Rumo (267 habitantes)
São José do Uatumã (229 habitantes)
Jardim Floresta (228 habitantes)
Ramal Micad (88 habitantes)
São Jorge do Uatumã (71 habitantes)
Fé em Deus (49 habitantes)
Nova União II (37 habitantes)

3 comentários:

  1. ESTIVE NESTE BELO MUNICÍPIO DE ONDE GUARDO BOAS LEMBRANÇAS.ESTIVE NO RIO CANOS E SUA TRANQUILA COMUNIDADE.ONDE POSSUO ALGUNS AMIGOS.FAZ ALGUM TEMPO QUE NÃO VOLTO E GOSTARIA MUITO DE TER A OPORTUNIDADE DE TER UMA BENFEITORIA OU SITO ONDE PUDESSE CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DESTA EGREGORE DESTE SANTUÁRIO DA MÃE TERRA.PEÇO A TODOS QUE MORAM NESTE LUGAR PRIVILEGIADO A PRESERVAÇÃO E O RESPEITO A FAUNA,FLORA, AS ÁGUAS E O SER HUMANO DA FLORESTA.UM ABRAÇO A TODOS.ROBERLANE.MONTEIRO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Bom histórico. Pena que esteja equivocado quanto ao homenageado. Na verdade foi o presidente da República mesmo. Tentaram disfarçar por causa dele fazer parte do regime militar mesmo tendo sido ele que tenha permitido a volta à democracia.

    ResponderExcluir
  3. Portal da Cultura Munguba. Presidente Figueiredo-AM.

    ResponderExcluir