castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

RAMCIEL SERÁ A NOVA CAPITAL DO SUDÃO DO SUL


Plano de construção da nova capital: Ramciel

JUBA, 4 Set 2011 (AFP) -O governo do Sudão do Sul, país independente há menos de dois meses, decidiu mudar de capital, abandonando Juba por Ramciel, mais central, situada no estado dos Lagos, anunciou neste domingo um funcionário de alto escalão do governo, embora a transferência possa levar anos.

"O Conselho de Ministros decidiu que a capital passaria de Juba", no sul do país, a Ramciel, declarou à AFP Abdon Agaw, secretário-geral do governo.

A decisão, adotada na sexta-feira, ainda precisa da aprovação do parlamento.

A ideia existia há algum tempo na cabeça das autoridades do novo país, independente desde o dia 9 de julho. O ministro da Informação disse à imprensa que a mudança poderia levar seis anos.

Segundo Agaw, a rejeição das autoridades do estado do Sudão do Sul de Equatoria Central, cuja capital é Juba, de fornecer terras para aumentar a cidade, influenciou na decisão.

Situada no extremo sul do novo país, Juba, que era uma cidade de guarnição para as tropas de Cartum, estava em ruínas ao fim da guerra civil (1983-2005).


Mas apesar da ausência de infraestruturas básicas, como uma rede elétrica ou sistemas de água encanada ou esgoto, a cidade se desenvolveu muito durante os últimos anos, atraindo empresas do mundo todo e diversos funcionários da ONU. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário