castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GRUPO PEDE APOIO PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO RS


Grupo pede apoio dos progressistas para que bancada federal gaúcha pressione por mudanças na lei federal que trata sobre o tema

O líder da bancada do PP, deputado João Fischer, reuniu-se nesta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa, com uma comitiva formada por lideranças gaúchas que lutam pela emancipação de seus territórios.

Liderado pelo presidente da Comissão pró-Emancipação de Águas Claras (Viamão), Claro Mota, o grupo pediu que a bancada progressista ajude a interceder para que os deputados federais gaúchos pressionem por mudanças efetivas na lei federal que trata sobre o tema, em Brasília. “Precisamos mobilizar os deputados gaúchos para que passem a integrar a Frente Parlamentar da Emancipação, no Congresso, e façam uma defesa sistemática dos interesses do nosso Estado nesse assunto, agora que a lei está sendo regulamentada”, disse Mota.

Atualmente, cerca de 40 territórios gaúchos buscam a emancipação. A discordância com a lei federal se dá sobre basicamente duas exigências: a de um mínimo de 10 mil habitantes para postular a separação territorial e a que prevê a realização de plebiscito tanto no município-mãe quanto no que pleiteia a emancipação. “No resto do Brasil, a lei exige apenas 5 mil habitantes. Além disso, entendemos que o plebiscito deva ser feito apenas na região que quer se emancipar”, defendeu Mota.

Fischer adiantou que irá levar a reivindicação da comitiva aos deputados federais gaúchos. “Vamos encaminhar este pleito a Brasília, articulando junto à bancada gaúcha no Congresso formas de interceder diretamente para que a regulamentação da lei federal não deixe de atender aos interesses do RS”, afirmou.

Também participaram da reunião representantes das localidades de Miraguaia, Vale Vêneto e Quintão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário