castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DISTRITO DE WARTA (LONDRINA) SE MOBILIZA PARA EMANCIPAÇÃO


28/09/2011 | 00:09 Fábio Silveira
Considerando-se “abandonados” há 12 anos pelo poder público municipal, comerciantes da Warta estão organizando um movimento para tentar emancipar o distrito, transformando-o em município. Segundo dados do Censo 2000 do IBGE, a localidade conta com 1.497 moradores.
O grupo tem se reunido constantemente – amanhã é dia de reunião – e já começa a procurar deputados para buscar apoio para a causa. Os moradores já se reuniram com o deputado federal Nelson Padovan (PSC) e disseram que pretendem procurar os londrinenses André Vargas (PT) e Alex Canziani (PTB), representantes na Câmara Federal, além de Luiz Eduardo Cheida (PMDB), único da cidade na Assembleia Legislativa. “Há 12 anos tínhamos cartório, banco, delegado ‘calça-curta’ [um delegado que não era de carreira, mas ajudava na segurança], subprefeito e alguma representação política. Agora não temos mais nada”, reclamou o comerciante Adílson Myszynski, um dos participantes do movimento.
Myszynski reclama que mesmo a quadra de futebol de salão do distrito era mantida pela Associação dos Moradores, que foi desativada e lembrou que o distrito tem um prédio escolar que é dividido pela Prefeitura e o Estado. Jair Cupini, também comerciante e integrante do movimento que ensaia levantar a bandeira da emancipação, conta que o campo de futebol do distrito está para ser leiloado por causa de uma dívida de IPTU estimada em R$ 80 mil. O campo era do clube de futebol da Warta, a Associação 21 de Julho, que disputava campeonatos amadores. “Até os estagiários da Fundação de Esportes, que davam escolinha de futebol não aparecem há cinco meses”, completou Cupini. Também entram na lista de reclamações outros problemas como a falta de saneamento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário