castelos medievais

castelos medievais

domingo, 4 de setembro de 2011

BARCELOS: SETORES CENSITÁRIOS APRESENTAM RESERVAS INDÍGENAS

A área de Barcelos, o segundo maior município em área do Brasil (122.475,73 km²),possui em seu território importantes reservas indígenas Yanomamis, das quais se destacaram no censo 2010 as seguintes:
Aldeia Wanabiu, com 519 habitantes.
Aldeia Raxasi, com 432 habitantes.
Aldeia Etewexibiwei, com 338 habitantes.
Aldeia Koiobi, com 302 habitantes.
Aldeia Maraxibora, com 87 habitantes.
Aldeia Abiahik, com 80 habitantes.
Aldeia Novo Demini, com 70 habitantes.


Barcelos dividido em setores Censitários


Vale a pena lembrar que em Barcelos existem dois Recordes Geográficos Brasileiros: A cachoeira El Dorado, no rio Aracá, com 400 m de queda livre e o Abismo Guy Collet, com 671 m de profundidade.
Entre as principais localidades destacam~se Moura (415 habitantes) e Carvoeiro (300 habitantes). A população total do município é de 25.215 habitantes segundo censo 2010.


 Atrações Turísticas
■ PONTOS TURÍSTICOS:
Arquipélago Mariuá
Localizado às margens do rio Negro, o Arquipélago Mariuá inclui um mosaico de ecossistemas de águas pretas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. São mais de 1.400 ilhas, que apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades. A região caracteriza-se, também, pelo alto grau de dependência das populações locais, principalmente ribeirinhos e indígenas, com relação aos recursos naturais do Arquipélago, o que propicia o surgimento de conflitos diversos.
Arquipélago Mariuá
Fotos: Zig Koch / WWF

Cachoeira do El Dorado
A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d'água do Brasil com mais de 400m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, no município de Barcelos. A cachoeira está a 211 km da cidade. A região é uma das mais selvagens do planeta e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.
Cachoeira do El Dorado
Fotos: Gov. do Est. do Amazonas

Cachoeira do Aracá
A Cachoeira do Aracá é formada pelo Rio Araça, que tem cerca de 365 metros de queda livre. Sendo uma das mais altas cachoeiras do Brasil, está localizada numa região de difícil acesso no interior do Parque Estadual Serra do Aracá.
img/cachoeiradoaraca.jpg
Fotos: EMBRAPA

Praia Grande
A Praia Grande é o mais famoso e mais visitado ponto turístico do município de Barcelos. Localizada em frente à sede do município separada pelo caudaloso Rio Negro cerca de 1 km de distância. Devido ao fácil acesso e grande extenção, esta praia abriga grandes eventos como luais, festivais e reveillon. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.
Praia Grande
Fotos: Associação Amazonense de Municípios

Praia da Ilha do Governador
A Ilha do Governador está localiza em frente à cidade de Barcelos, distante cerca de 700 metros. no período da vazante revela praia de areia branca en quase toda a sua orla, o qaue faz dela uma ótima opção de lazer para adultos e crianças.
Praia da Ilha do Governador
Fotos: Associação Amazonense de Municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário