castelos medievais

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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

HISTÓRIA DE ALGUMAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS RAMAL SANTIAGO-SÃO BORJA

VICENTE GOULART
Município de São Borja, RS Ramal de São Borja-km 787,219 (1960)   RS-3754   Inauguração: 24.06.1936 Uso atual: n/d   com trilhos Data de construção do prédio atual: 1936   HISTORICO DA LINHA: O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.   A ESTAÇÃO: A estação de Vicente Goulart foi inaugurada em 1936. O nome era uma homenagem ao pai do (futuro) presidente João Goulart (1961-1964), morador do local na época, onde tinha uma estância. Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros até São Borja e passando pela estação. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962)  

CURUSSU EM 2006

CURUSSU EM 2011
CÂNDIDA VARGAS
Município de Ramal de São Borja - km 769,481 (1960)   RS-3753   Inauguração: 24.06.1936 Uso atual: abandonada   com trilhos Data de construção do prédio atual: 1936   HISTORICO DA LINHA: O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.   A ESTAÇÃO: A estação de Cândida Vargas foi inaugurada em 1936. O nome era uma homenagem à mãe do então presidente Getúlio Vargas, falecida em 28 de outubro de 1936, poucos meses após a abertura da estação, localizada na margem esquerda do arroio

ACIMA: O pátio da estação de Cândida Vargas já teve parte dos trilhos roubados. Em frente, a antiga linha está cercada por arame. O ramal, definitvamente, acabou (Foto Cassio Kutz Bandeira, em junho de 2008).Iguariçá. Isto significa que a estação teve outro nome inicialmente. Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros até São Borja e passando pela estação. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Cassio Kurtz Bandeira, 2008)      

A estação de Cândida Vargas, em junho de 2008. Foto Cassio Kurtz Bandeira













 


CONDE DE PORTO ALEGRE

Município de São Borja, RS Ramal de São Borja-km 798,465 (1960)   RS-3755   Inauguração: 24.06.1936 Uso atual: n/d   com trilhos Data de construção do prédio atual: 1936   HISTORICO DA LINHA: O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.   A ESTAÇÃO: A estação de Conde de Porto Alegre foi inaugurada em 1936, próxima a uma antiga fazenda que havia pertencido ao Conde, Manoel Marques de Souza (1805-1875). Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros até São Borja e passando pela estação. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962)


CURUSSU
Município de Santiago, RS Ramal de São Borja-km 667,097 (1960)   RS-0264 Altitude:   Inauguração: 11.06.1935 Uso atual: desconhecido   com trilhos Data de construção do prédio atual: 1936    

HISTORICO DA LINHA: O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.   A ESTAÇÃO: A estação de Curussu foi inaugurada em 1935, próxima ao arroio Curussu. Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros até São Borja e passando por Curussu. Ainda está de pé, com uso desconhecido.
(Fontes: Alejandro Tumanoff; Daniel Taschetto; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)  


        

 

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