Josinaldo Bílio
Uma comissão liderada por Josivan Carvalho Bílio, o Zé Rainha e outras figuras, entre elas Raimundo Monteiro, atual presidente regional do PT, se reuniram com a população do povoado Belém para discutirem os caminhos e as atitudes que irão tomar para elevarem a povoação à cidade, sonho de grande parte da população daquele povoado, mas que tudo
indica está longe de acontecer devido aos embaraços políticos e suas amarras. No encontro com a população foi apresentado o homem que irá articular todo o processo de municipalização, que tudo indica é pouco conhecedor da matéria. Segundo informações repassadas a este Blog, o representante por nome de Augusto, usando uma linguagem coloquial pouco acrescentou de positivo para deixar a população pelo menos esperançosa.
Josivan Bílio (camisa listrada)
A salvação do encontro foi a presença do secretário de Articulação Política e ex-vereador Josinaldo Bílio que explicou ao pé da letra todo o questionamento envolvendo os trâmites desse processo de emancipação, deixando Monteiro e sua turma boquiabertos com o vasto conhecimento de Josinaldo sobre o assunto. Josinaldo não deu sinais de esperanças imediatas já que todo o projeto de criação de novos municípios brasileiros não tem interesse do governo. O projeto Lei Complementar que devolveria aos estados a autonomia de criação de novos municípios já passou pelo senado, porem encontra-se engavetado na câmara esperando ser votado, mas tudo indica que continuará da mesma forma, pois há outros projetos de importância do governo esperando ser apreciado e votado. A aprovação da lei complementar não é de interesse do governo, no momento, pois seus efeitos serão grandiosas despesas para a implantação desses municípios.
Uma das saídas apresentadas pelo representante dos povoados no encontro seria a apresentação de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC), mas segundo Josinaldo Bílio pior seria, pois a Pec precisaria ser votada em dois turnos nas duas casas, ainda correndo o risco de não ser mais aprovada, além do grande tempo que levaria para ser votada. ‘Eu acho que nossas esperanças serão acesas em 2016 ou 2020, agora pra 2012 eu acho difícil’, declarou Bílio. No passado a autonomia de criação de novos municípios competia às assembléias legislativas que perdeu a autoridade depois que o então deputado federal maranhense Cezar Bandeira criou um projeto de emenda a constituição dando a autonomia ao congresso. Entre as duas povoações pré candidatas a emancipação, Belém e Ipu-Irú, talvez o povoado Belém reúna as maiores condições devido a localização geográfica e contingente populacional. Se os embaraços continuarem o sonho de ser prefeito de Josivan Carvalho Bílio, o ‘Zé Rainha, que também se auto denomina de ‘o Linha Dura’ vai demorar mais um pouco, isso para a sua grandiosa tristeza. É, mais Zé Rainha não perde as esperanças e talvez hoje diga, ‘antes tarde do que nunca’.
COMPANHEIRO AURÉLIO, DIVULGUE A NOSSA MATÉRIA, PARA QUE OUTRAS FUTURAS CIDADES ENTRE EM CONTATO CONOSCO, O NOSSO EMAIL É: carvalho.bilio@hotmail.com
ResponderExcluir