bandeira de Chapecó |
Chapecó é o principal município do oeste do estado de Santa Catarina considerada a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense de turismo de negócios.
localização do município em vermelho |
A cidade foi totalmente planejada com seu traçado em forma de xadrez, possui uma população estimada em 209.533 habitantes Estimativa 2016). A área do município é de 626,060 km².
A cidade se localiza no Oeste Catarinense, na inserção da bacia hidrográfica do rio Uruguai, próxima à fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.
Os municípios vizinhos são antigos distritos desmembrados de Chapecó, como Cordilheira Alta, Seara, Xaxim, Coronel Freitas, Guatambu e Nova Itaberaba.
Chapecó apresenta um bom índice sócio-econômico e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o 12º de Santa Catarina.
Chapecó recebeu reconhecimentos por sua economia, e importância no Oeste, chamada por: Capital do Oeste Catarinense; Capital das Agroindústrias; Capital do Turismo e Eventos de Negócios; Capital do Peru; Capital do Interior Catarinense; e Capital do Oeste.
Chapecó foi cotada (junto com Cascavel) para se constituir na capital de um eventual Estado do Iguaçu, pretendido por alguns movimentos das regiões oeste Paranaense e catarinense. Ambas as cidades recebem o apelido de "Capital do Oeste".
A cidade é banhada pelos rios Uruguai e Irani (bacia hidrográfica do rio Uruguai), destacando-se também, o Lajeado São José, fonte de água do município.
Chapecó é uma das cidades com maior porcentagem de prédios de Santa Catarina, com quase 16% de sua população morando em apartamentos, segundo IBGE.
Esta região é um grande centro industrial e exportador de carnes de suínos, aves e derivados, conhecida como capital brasileira agroindustrial.
O turismo no município é basicamente concentrado nos eventos, como a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI) e a Novemberfest.
Como principais pontos turísticos pode-se destacar: Shopping Pátio Chapecó, Monumento O Desbravador, Praça Coronel Bertaso, Catedral Santo Antônio, Capela São Carlos - Colônia Bacia, Mirante da Ferradura, Gruta de Sede Figueira e Rota do vale do rio Uruguai.
Brasão do time de Chapecó |
Às 22:15 de 28 de novembro de 2016 no horário local (1:15 do dia 29 de novembro no horário de Brasília), uma aeronave da empresa venezuelana LaMia, com matrícula CP 2933 proveniente de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, caiu em Cerro Gordo com 77 pessoas a bordo, incluindo jornalistas e integrantes da Chapecoense. O time iria a Medellín para disputar uma partida contra o Atlético Nacional pela final da Copa Sul-Americana. Morreram 71 pessoas; seis sobreviveram à queda e quatro que estavam relacionadas para viajar não embarcaram na aeronave.
O acidente causou comoção no Brasil e em vários países do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário