castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 25 de março de 2014

ILHA ANHATOMIRIM E A BELA FORTALEZA DE SANTA CRUZ

Ilha de Anhatomirim - Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
A fortaleza está localizada na Ilha de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. Estrategicamente situada na entrada da Baía Norte, a Fortaleza de Santa Cruz configurava no século XVIII um dos vértices do sistema triangular de defesa idealizada pelo Brigadeiro Silva Paes.
Sua construção teve início em 1739 e foi concluída cinco anos mais tarde. Sua arquitetura tem traços de influência renascentista. Fica em uma ilha com espessas muralhas e seus edifícios se distribuem de maneira esparsa em diferentes níveis. A maioria dos materiais utilizados na sua construção é da própria região com exceção feita aos elementos de cantaria e ao “lioz” – espécie de mármore português existente nas soleiras das portas, escadarias e algumas bases dos canhões.
Entre os edifícios mais significativos da fortaleza destacamos:
Portada – de influência oriental, cujo acesso se dá através de uma escada de lioz.


Casa do Comandante – é do tipo câmara e cadeia, uma espécie de sobrado bastante comum nas casas da administração do Brasil Colônia. Esta casa foi a primeira sede do Governo de Santa Catarina, onde residiu Silva Paes.
Quartel da Tropa – uma construção de grande destaque que representa o auge da imponência das obras de Silva Paes. O estilo clássico, determinado por contornos retos, telhas coloniais e doze arcadas térreas apresentam tal apuro de proporções e detalhes, que raramente deixava de ser mencionada por viajantes europeus em seus diários.
Historicamente, a Fortaleza de Santa Cruz não foi utilizada do ponto de vista bélico nem mesmo durante a invasão espanhola de 1777. Após este episódio, o sistema entrou em descrédito e passou a ser progressivamente abandonada. Em 1884, durante a Revolução Federalista, serviu de prisão e base de fuzilamentos de revoltosos contra o governo de Floriano Peixoto. No ano de 1907 passou a pertencer ao Ministério da Marinha, voltou a ser utilizada como prisão em 1932 no desfecho da Revolução Constitucionalista. Funcionou como base até o final da Segunda Guerra Mundial quando apareceram novas tecnologias bélicas, tornando-a obsoleta como unidade militar. Foi desativada, mas a Marinha manteve vigilância até a década de 1960 e a partir desta data foi abandonada e depredada.
Em 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina fez um convênio com o Ministério da Marinha e assumiu a guarda e tutela da Fortificação de Santa Cruz e começou o processo para restauração das ruínas históricas. Em 1984, foi possível a sua reabertura para visitação pública, mas somente em 1991 o “Projeto Fortalezas” conseguiu concretizar a restauração  completa da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário