castelos medievais

castelos medievais

sábado, 8 de março de 2014

AUSTIN (RJ) E A BUSCA PELA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Austin é um bairro tradicional da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro

Ficheiro:Vista de Austin Por cima.jpg

Se situa próximo à divisa com o município de Nova Iguaçu. Pertence ao Setor Integrado de Planejamento do Noroeste, sendo a sede da única unidade regional de governo deste setor. Além de Austin, esta unidade é composta pelos bairros Riachão, Mariléia, Inconfidência, Cacuia, Rodilândia , Vila Guimarães , Posse , Morro Agudo entre outros.
Possui, junto com sua área regional, uma população em torno de 100.000 habitantes e área de 33,835 km². Além de uma estação de trem do ramal Japeri da Supervia e um comércio de médio porte.
Ficheiro:Estação Austiense.jpg

No passado era uma fazenda de plantação de laranja. Quando a ferrovia chegou ao local, este recebeu o nome de Austin em homenagem ao engenheiro que projetou a linha férrea (Charles Ernest Austin).
Conta com 1 DPO, 3 supermercados, 2 mercados, farmácias, muitas escolas municipais, estaduais e particulares , petshops entre outros.
As viações Salutran, Linave, Tinguá, Nilopolitana, Vila Rica e ainda o Transporte Alternativo fazem o transporte da população austiense.
Austin é um lugar de tradição. Com sua receptividade natural abriga regionalismo de toda parte do Brasil. As festas juninas, festa de São Sebastião e cultos ao ar livre de igrejas protestantes são o ponto forte. Também podemos destacar a praça de Austin, pizzaria, galeteria, petisqueiras, lanchonetes e sítios com pesque pague como área de lazer.

Praça de Austin
Em 30 de agosto de 2007 foi palco de um dos maiores desastres de trens da história do Rio de Janeiro, quando uma composição com centenas de pessoas se chocou a outra vazia próximo à estação de Austin, deixando oito mortos e mais de cem feridos.
Também possui uma agremiação esportiva que disputa a 2º divisão do Estado do Rio de Janeiro, intitulada Artsul Futebol Clube, além de uma escola de samba, a Tupi de Austin que disputa o 2º grupo do carnaval iguaçuano.
Mesmo tendo um comércio de médio porte e uma população bem elevada, considerando-se os padrões de um bairro da baixada,Austin tem várias carências como falta de bancos (o único que havia, uma agência do HSBC, fechou), transporte precário, principalmente fazendo a ligação dos austienses ao centro (onde todos dependem em demasia do trem, causando super lotações na estação de trem de Austin e nenhum hospital de grande ou médio porte, só postos, que por sua vez, não dão conta da grande demanda (devido a moradores de outros municípios serem transferidos para este).
O local veio crescendo ao longo do tempo em número de habitantes que saíram de todos os cantos do estado e também de outros cantos do país, porém seu desenvolvimento comercial, de transporte exigem melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário