castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

QUILOMBO DO TAMBOR (PARQUE NACIONAL DO JAÚ) AMAZONAS




As 16 famílias autodeclaradas remanescentes de quilombos da comunidade do Tambor, no Parque Nacional do Jaú (AM), recebem este mês uma equipe organizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para dar prosseguimento ao processo de reconhecimentos de suas terras. A atividade ocorrerá entre os dias 10 e 21.

A equipe é composta por um antropólogo, um geógrafo, um engenheiro agrônomo, a asseguradora no Amazonas do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e um pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ao término dos trabalhos, serão apresentados o relatório antropológico, o levantamento ocupacional e a identificação do território, critérios necessários para o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação regulamentado pelo Decreto nº  4.887, de 20 de novembro de 2004. A primeira etapa do reconhecimento desses territórios, a certificação de auto-reconhecimento, foi emitida pela Fundação Cultural Palmares e publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de março de 2004.

Tambor é a primeira comunidade no curso do Rio Jaú, próximo ao município de Novo Airão. A comunidade teve origem com a chegada do casal de negros formado por Jacinto Francisco de Almeida e Leopoldina de Almeida ao Rio Jaú, vindo de Sergipe, por volta de 1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário