castelos medievais

castelos medievais

domingo, 3 de novembro de 2013

BELO HORIZONTE: A CAPITAL DE MINAS GERAIS MOSTRA SUAS BELEZAS

Belo Horizonte é a capital do estado brasileiro de Minas Gerais. Com uma área de aproximadamente 330 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas.


De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2.375.444 habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do país. 


Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital de Minas Gerais. 


Sofreu um inesperado acelerado crescimento populacional, chegando a mais de 1 milhão de habitantes com apenas 70 anos de fundação. 


O intenso processo de conurbação na chamada Grande BH vem criando uma metrópole cujo centro está em Belo Horizonte e atinge os municípios de Contagem, Betim, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité, Vespasiano e Sabará. 


É a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, com 4.882.997 habitantes. 


O ponto culminante do município encontra-se na Serra do Curral, atingindo 1.538 metros. A sede da capital mineira encontra-se a 852,19 metros de altitude. 


Localizada na Bacia do São Francisco, Belo Horizonte não é banhada por nenhum grande rio, mas por seu solo passam ribeirões e vários córregos, em sua maioria canalizados. 


O Sistema de Transporte Coletivo de ônibus transporta diariamente cerca de 1,4 milhão de passageiros e abrange aproximadamente 300 linhas exploradas por 50 empresas, que operam uma frota de 2.874 veículos. 


O Metrô de Belo Horizonte é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e possui atualmente 19 estações e 28,2 km de extensão, transportando atualmente 203 mil usuários/dia. 


A Região Metropolitana de Belo Horizonte possui três aeroportos. O Aeroporto de Confins (Aeroporto Internacional Tancredo Neves) e o Aeroporto Carlos Prates, que é mais vocacionado para a aviação desportiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário