castelos medievais

castelos medievais

domingo, 3 de fevereiro de 2013

SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO (BAHIA) - A PÉROLA DO RECÔNCAVO


Ficheiro:Bandeira de Santo Amaro.jpg

Ficheiro:Bahia Municip SantoAmaro.svg

Santo Amaro (passou a localidade a denominar-se, não oficialmente, Santo Amaro da Purificação) é um município brasileiro do estado da Bahia, na mesorregião Metropolitana de Salvador e microrregião de Santo Antônio de Jesus. A cidade nasceu de um dos povoados mais antigos do Brasil e é o centro de um município com 518,26 km² de área e uma população de 57.211 habitantes (2010).
Foi fundada em 1557, tem sua história ligada ao Engenho Sergipe do Conde, o "rei dos engenhos reais de cana-de-açúcar", foi elevada a vila e município em 1727. Tornou-se cidade em 1837 juntamente com a cidade irmã de Cachoeira-BA.



Distritos

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 3 distritos: Santo Amaro, Acupe e Campinhos.
  • Acupe: Um dos maiores distritos de Santo Amaro, o principal polo cultural de Santo Amaro.
  • Oliveira dos Campinhos: Lá foi erguido, entre os anos de 1866 a 1890, um hospital da Santa Casa de Misericórdia (o Hospital Nossa Senhora das Vitórias). É também onde está situado o Cine-Teatro Caetano Veloso, cujo maior colaborador para a sua construção foi o Dr. Olívio Martins, já falecido em provecta idade.
  • Santo Amaro: Sede

A cidade

Além das vozes e poesias que ecoam nos quatro cantos do mundo, saídos dos irmãos Veloso, como também do Samba de roda de Nicinha, Santo Amaro tem belas atrações naturais como cachoeiras e grutas e praia fluvial, além de algumas construções históricas, principalmente igrejas, a principal delas a de Nossa Senhora da Purificação. No mês de fevereiro, nesta igreja acontece a tradicional lavagem da escadaria, com a participação de mais de 400 baianas.Também há um importante evento chamado Bembé do Mercado, uma festa de sincretismo religioso realizada pelos principais e mais antigos terreiros de candomblé da cidade quando se comemora o dia abolição da escravatura.

Existe algumas polêmicas entorno do festejo, sendo reconhecido com um dos mais importantes da cidade,por reunir antigos personagens que inspiraram artisticamente a poesia de Caetano Veloso, Jorge Portugal, Roberto Mendes e outros. A festa acontece desde 1889 até os dias atuais.
É impossível ir à cidade e não se interessar em passar ao menos em frente à casa onde nasceram a dupla Caetano e Bethânia, ícones da Bahia. Na avenida Viana Bandeira, mais conhecida como a rua do Amparo, está a casa de dona Canô que vive na tranquilidade local. Em frente à casa de número 179, há uma homenagem que diz: "Caetano, poeta da terra, menino da gente, nós amamos você" e "Bethânia, de tuas cordas vocais emerge esta gente bonita, tua voz é a melhor notícia da terra que te gerou"
Infelizmente, há um índice elevado de poluição no rio que corta a cidade o Rio Subaé, sendo um dos rios mais poluídos do Nordeste.

No dia de Natal, 25 de dezembro de 2012, Santo Amaro da Purificação perdeu uma das suas mais queridas filhas, aos 105 anos morreu "Dona Canô", figura lendária da cidade.

Educação


A cidade é contemplada com um campus do Instituto Federal da Bahia antigo CEFET, que anualmente abre vagas para vestibular cursos de Ensino Superior e Ensino Técnico tanto na modalidade integrada como subsequente ao Ensino Médio. Há mais de 13 escolas particulares na cidade sendo que algumas dessas oferecem também curso de ensino médio.
O ensino público em Santo Amaro é bem equipado, sendo composto de mais de 18 escolas públicas, oferecendo um bom ensino, inclusive o curso de Magistério em algumas.
A APAE(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade é muito bem organizada com a ajuda da prefeitura e dos seus mantenedores, proporcionando aos especiais uma vida mais feliz.
Existe também um organizado Curso Técnico em Meio Ambiente público gratuito nos distritos de Sítio Camaçarí, no Centro Educ. Municipal João Câncio e em Pedras, no Centro Educ. Municipal Prof. Nestor da Costa Oliveira.

Geografia

Limites: Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Saubara, Cachoeira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana e Amélia Rodrigues. Rios:Rio Subaé e seu afluente Rio Serjimirim. Distância até a capital:79 km; até Feira de Santana 50 KM e até Conceição do Jacuipe 35 KM (Rodovia BA 084. Clima:Quente


5 comentários:

  1. A primeira foto, é uma vista parcial da cidade da Cachoeira, o que tem haver com Santo Amaro da Purificação? É bom corrigir, Salve a Leal e Benemérita Cidade.

    ResponderExcluir
  2. há muitas HISTÓRIAS, a ser descritas, inclusive a ATA de 14 de Junho de 1822. É bom ler mais, sobre SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. EXISTE ALGUMAS POLÊMICAS ENTORNO DO FESTEJO? quais são estas polêmicas? Qual o interesse em por duvidas? Está incomodando? Não acredita, se é que esteja falando do 13 de maio em Santo Amaro, que seja o único candomblé de rua que existe no mundo, esclareça melhor.

    ResponderExcluir
  4. Santo Amaro não é pérola, e sim, OURO dos municípios do Recôncavo, que precisa avançar imediatamente, voltar a brilhar, fazer jus ao seu passado de glória.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, ninguém tem coragem nem idéias, mas quando alguém faz alguma coisa, a língua está pronta pra trabalhar com a crítica. Deveria ter capacidade de fazer algo melhor. Só Jesus na causa.

    ResponderExcluir