castelos medievais

castelos medievais

domingo, 17 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIO DE AMAJARI - RORAIMA - AS BELEZAS NATURAIS DO EXTREMO NORTE



Ficheiro:Roraima Municip Amajari.svg


Ficheiro:Bandeira Amajari.jpg

Amajari é um município do norte do estado de Roraima. A população estimada em 2010 era de 9.330 habitantes e a área é de 28.472,22 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,2 hab/km². Seus limites são a Venezuela a oeste e norte, Pacaraima a leste, Boa Vista a sudeste e Alto Alegre a sul.
Quando da transformação em município, Amajari foi formado da união de várias vilas. Entre estas, escolheu-se a Vila Brasil como sede municipal, sendo elevada à categoria de cidade. O acesso a ela dá-se parte pela BR-174, parte pela rodovia estadual RR-203, ambas asfaltadas e em boas condições de tráfego, totalizando 158 km da capital Boa Vista.
Ficheiro:Tepequém 2.jpg
ESCOLA NO DISTRITO DE TEPEQUÉM

História

Em 1975 chegou o primeiro morador, Senhor Brasil, dando nome ao lugar. Em 17 de outubro de 1995, através da lei nº 097, o município foi criado com terras desmembradas do município da Capital do Estado.

Geografia

O município tem uma participação em relação ao Estado de 12,70% e a participação de povos indígenas em relação ao total do município é de 58,71%. No relevo, predominam as superfícies planas (constituindo 50% do solo), as áreas inundáveis (que representam 10%) e o relevo fortemente ondulado (que é bastante conhecido na região e que no município representa 40% do solo).

 Localidades principais

Segue uma relação de das principais localidades não-índigenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.
  • 1.219 habitantes - Vila Brasil (sede)
  • 116 habitantes - Vila Tepequém
  • 587 habitantes - Vila Três Corações
  • 693 habitantes - Vila do Trairão



Clima

O município possui basicamente dois tipos de clima: Aw, que é o clima tropical chuvoso de savana com um pequeno período seco, e o Am, clima tropical chuvoso de monção no extremo leste e quente possuindo estação seca. Já a temperatura média do município é de 26°C.

Hidrografia

Os principais rios da cidade são Uraricoera, Parimé e Amajari (esse último que dá nome a cidade). A precipitação pluviométrica fica em torno de 2.000 mm.


Economia

O município tem como produtos principais na área de cultivo o milho, a mandioca, a banana, a cana-de-açúcar e o arroz. Tem um bom potencial para a produção de culturas permanentes, pode-se citar como exemplo o café, entre outros. A pecuária predominante é a de corte, mas no entanto, há também perspectivas favoráveis à pecuária de leite. O município dispõe de pontos muito positivos para o desenvolvimento da piscicultura na área da mata, e do turismo (como a Serra do Tepequém, a região das cachoeiras do Ereu e sua natural fauna e flora).


Atrações turísticas

  • Reserva Biológica Ilha de Maracá – Primeira estação ecológica do país e terceira ilha fluvial em superfície do planeta – só perde para Marajó e Bananal. Possui uma grande diversidade biológica e populações endêmicas de fauna e flora. A visitação só e permitida com a permissão do Ibama. O acesso é pela RR 205 (asfaltada).
  • Estância Ecológica Sesc Tepequém – Localizada no topo da Serra do Tepequém, possui uma pousada com excelentes instalações. Atrações: Cachoeiras do Paiva, Sobral, Barata, Funil e outras. Acesso pela BR-174 até o km 100, depois seguindo pela RR 203 (asfaltada) até o trevo do Trairão. Depois dali, são 4 km serra acima. É recomendável que o carro tenha tração 4 x 4. Recomenda-se também o uso de protetor solar e repelentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário