castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

NHAMUNDÁ (AMAZONAS) - A ILHA DAS COTIAS MOSTRA SUAS BELEZAS



Nhamundá é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Parintins, localiza-se a leste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 375 quilômetros.
Ficheiro:Amazonas Municip Nhamunda.svg
Ocupa uma área de 14 105,619 km² e sua população, contada pelo IBGE em 2010, era de 18 502 habitantes, sendo assim o trigésimo quinto município mais populoso do estado do Amazonas e o quarto de sua microrregião. Sua área representa 0.8980 % da área do estado do Amazonas, 0.3661 % da Região Norte e 0.166 % de todo o território brasileiro.

O município possui uma temperatura média anual de 26,3°C.Na vegetação do município predomina uma formação arbórea esparsa. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,656 sendo considerando inferior à média nacional e baixo, comparando com o IDH apresentado pelo estado que foi de 0,780.



O nome Nhamundá origina-se do rio Nhamundá, que banha o território do município. Foi neste rio que, em 1541, deu-se o tão propalado encontro de Francisco Orellana e seus homens com as mulheres guerreiras amazônidas, a quem o espanhol denominou “Amazonas”. Essas guerreiras eram conhecidas pelos seus irmãos silvícolas e pela denominação de “Icamiabas”, que significa, na linguagem indígena, “Mulheres sem Marido”.





As origens da sede municipal remontam ao início das penetrações do rio Nhamundá, ocorrido nas primeiras décadas do século XVII. Os índios foram os primeiros habitantes - Uabuís, Cunuris e Guaicaris, com aldeia denominada Faro. Em 1758 ocorre sua elevação à vila. Na divisão administrativa do Brasil de 1911, aparece como integrante do município de Parintins, volta a dispor de um outro distrito, além da sede, o de ilha das cotias. Em 19.12.1955, pela Lei Estadual no. 96, o distrito de Ilha das Cotias é desmembrado de Parintins e passa a constituir o município autônomo de Nhamundá. Em 31 de janeiro de 1956, foi instalado o município de Nhamundá.











Um comentário:

  1. Caro Aurélio.
    Gostaríamos de utilizar algumas imagens deste post em uma exposição que trata de aspectos da região do Nhamundá.
    Você pode nos ajudar?
    Caso a resposta seja afirmativa, gostaria de pedir que entrasse em contato pelo e-mail juliaportella@icloud.com. Muito obrigada pela atenção. Abraço.

    ResponderExcluir