castelos medievais

castelos medievais

sábado, 21 de julho de 2012

O MÁGICO TEMPLO DE BOROBUDUR (ILHA DE JAVA)


Borobodur - O maior templo budista do mundo

Borobodur, na Indonésia, é o maior templo budista do mundo, segundo o Guiness World Records.


Situa-se na parte central da ilha de Java, aproximadamente 40 km ao noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos centros de cultura javanesa tradicional.


Atualmente é a atração turística mais popular da Indonésia. Foi construído no século VIII, originalmente como um templo hinduista. Posteriormente sua construção foi continuada como um stupa budista.


Com o advento do islamismo à ilha de Java, foi abandonado e envolvido, com o passar dos anos, pela selva até a sua redescoberta em 1814 por colonos ingleses.


A história desse monumento ainda não está totalmente esclarecida. Por isso não é possível saber precisamente o ano de início de sua construção e nem o de término.


O século VIII foi o período no qual reinou a poderosa e rica dinastia Sailendro em Java.


Quem começou a construção do Borobudur foram os reis da dinastia hindu Sanjaya, mas logo a cessaram. No ano de 780, os reis da dinastia budista Sailendro começaram a governar a região e continuaram a construção transformando em um grandioso monumento budista.


Para a construção foram utilizados 60.000 m³ de andesito (material vulcânico) proveniente dos rios das redondezas.


O Borobudur se encontra em uma região de terremotos freqüentes, de alta precipitação pluviométrica e alta variação de temperatura.


Em 1973, o Borobudur começou a ser completamente reconstruído sob o patrocínio da Unesco. O monumento foi totalmente "desmontado", cada pedra foi marcada, tratada e limpada quimicamente, e novamente recolocada. A reforma custou 25 milhões de dólares e durou cerca de uma década. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário