castelos medievais

castelos medievais

sábado, 21 de julho de 2012

FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA - RONDÔNIA


O Real Forte Príncipe da Beira, também conhecido como Fortaleza do Príncipe da Beira, fica situado na margem direita do rio Guaporé, actual Guajará-Mirim, no município de Costa Marques, no Estado de Rondônia.

Em posição dominante na fronteira com a Bolívia, a fortaleza – considerada uma das mais imponentes obras da arquitectuta militar portuguesa no Brasil – foi edificada século XVIII, em resultado da política definida pelo Marquês de Pombal de fixar os limites com a Corôa espanhola na América do Sul, na sequência dos tratados celebrados entre as duas Cortes, entre 1750 e 1777.

Acabado de construir em 1783, em pleno coração da Amazónia, aquele imponente edifício situa-se num ponto de muito difícil acesso, a 3000 km do litoral. Nas suas paredes, figura o magnífico e exemplar texto do então Governador da Província do Mato Grosso, D. Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em Junho de 1776, quando do lançamento, a que procedeu, da pedra fundamental da nova construção:
“A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei, nosso Senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalho que dê, é serviço de Portugal. E tem de se cumprir.”











Nenhum comentário:

Postar um comentário