castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SÃO FRANCISCO DE ASSIS (RS) - A QUERÊNCIA DO BUGIO

Ficheiro:Bandeira sitesfassis.jpg


São Francisco de Assis, também chamada de "querência do bugio" é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
Ficheiro:RioGrandedoSul Municip SaoFranciscodeAssis.svg

História

A região passou pelas mãos de donos sucessivos. Era a terra dos tapes, guaranis, minuanos, guenos, carijós, arachanes, charruas, caaguas e guananás.
A ação das bandeiras predadoras devastaram as reduções dos tapes. Após sucessivos combates entre portugueses e espanhóis, e tratados estabelecidos, delimitou-se as fronteiras.
Aqui permaneceram os portugueses, que continuaram a criação de bovinos de corte, atividade que até hoje é predominante no município.
A primeira tentativa de povoamento da região foi feita pelos jesuítas, em 1627, quando o padre Roque Gonzales fundou a redução de Candelária do Ibicuí, que acabou fracassando, e concretizou-se somente no inicio do povoamento em 1809.
Crê-se que a primeira capela foi construída em 1810, tendo como padroeiro São Francisco de Assis.

Redução Jesuítica São Thomé

São Thomé hoje é uma fonte de água limpa, localizada na RS-240, a 12Km de São Francisco de Assis. É chamada de “gruta”, porém é somente uma vertente.
Nas proximidades deste local, foi fundada, no dia 13 de junho de 1632, domingo, a Redução Jesuítica São Thomé, a terceira deste nome, pelos padres Manuel Bertot e Luis Ernot, com o auxilio e apoio do Padre Pedro Romero. Segundo o relato do próprio fundador, Padre Bertot, no local e adjacências já havia uma aglomeração contando com quase 400 almas. Somente “lhes faltava igreja e cruz”.
A posição geográfica da Redução era excelente, no alto de um verdejante planalto, com visão imensa. O próprio Padre Romero, em sua Carta Anua, de 1633, além de contar uma história trágico-cômica envolvendo um índio, que não mantinha monogamia à esposa, com conquistas entre outras índias, vendo-se, numa madrugada, atropelado e ferido por uma vaca brava, assim se expressa textualmente: “Em São Thomé, se embarca para ir à Redução dos Rios do Yapeju. Se o rio está baixo gastam-se no máximo quatro dias; se está crescido, dois ou menos”.
Esta redução teve fim quando os habitantes dela, antes que os paulistas chegassem, receosos com aquelas incursões de bandeirantes, em 1838, levantaram acampamento, desscendo o Ibicuí em direção ao Rio Uruguai. Levaram o que puderam e destruiram o restante: Casas, igrejas, escolas..., só deixando cinzas atrás de sí.
Thomé provém de Sumé ou Chumé, que quer dizer “homem branco, barbudo, vindo do Oriente, anunciador da Paz entre todas as tribos, que teria ensinado aos índios o plantio da mandioca e o uso da erva-mate.” Por isso que São Thomé é o patrono dos ervais.


Imigração Alemã

Em 1824 ocorre a chegada dos primeiros colonos alemães que há 10 anos chegaram na colonia de São Leopoldo. Estes, membros das familias Haigert (Reichert), Rezer (Röse), Einsfeldt, Maier, Funck (Funk), dentre outras, foram os primeiros colonizadores da sede da cidade, e a partir daí, varias famílias alemãs se instalaram na cidade. Na década de 1870, chega a família Lambert, primeira colonizadora da região serrana do município, onde hoje é o Rincão dos Lambert. Na década de 1890 começam a chegar os primeiros imigrantes italianos onde hoje é o Toroquá, que na época ainda fazia parte da colonia de Jaguari.

O município foi palco de dois movimentos revolucionários, em 1893 e 1923. Havia grande número de habitantes contra a permanência do regime imperial, tendo sido muito festejada a Proclamação da República.

Morte do Senador Salgado Filho

Um acontecimento ligado à São Francisco de Assis foi o da morte do então Senador Salgado Filho, que aconteceu quando o bimotor Lodestar que o levava rumo a um encontro com Getúlio Vargas, na fazenda do ex-presidente em São Borja, se chocou com uma colina, (Cerro dos Cortelini), no Rincão dos Dornelles, segundo distrito.
O piloto do avião era o Comandante Gustavo Ernesto de Carvalho Krämer, pioneiro da aviação nacional, sendo fundador da SAVAG (Sociedade Anonima Viação Aérea Gaúcha). O avião do acidente era um Lockheed Model 18 Lodestar, primeiro dos três avioes adquiridos da PANAIR, de prefixo PP-SAA, apelidado de “Cidade de São Pedro do Rio Grande”.


Cronologia

  • 1801 - Foi criado o Forte de São Francisco de Assis na sesmaria de Itajuru, à margem esquerda do rio Inhacundá.
  • 1809 - Início do povoamento da sede, em torno do Forte da Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul, por índios e mestiços.
  • 1834 - Chegada de famílias imigrantes alemãs, lideradas pelo genearca Heinrich Jacob Reichert (21-02-1797, Wollstein/Schlangenbad, Alemanha).
  • 1923 - Revolução de 1923, a "Revolução Libertadora", palco de duros combates entre republicanos e revolucionários. O combate trouxe muitas consequências para a sociedade da época, não só para São Francisco Assis mas para todo o Rio Grande do Sul. Houve uma grande parada econômica devido a falta de mão-de-obra, na época composta quase exclusivamente por homens.
  • 2000 - inicia a primeira FEICASSIS, feira que acontece até hoje, em 2010 aconteceu a 11ª FEICASSIS, a maior que ja aconteceu

Economia

A economia de São Francisco de Assis alicerçada no setor primário, destaca-se pela grande produção de grãos e geração de renda através da pecuária. Cerca de R$ 45 milhões são gerados através das diversas culturas, como soja cuja área plantada é de mais de 17 mil hectares, com produtividade de 2,4 ton/ha. Outras culturas são de milho (4.200 ha), arroz (4.700 ha), fumo (1.000 ha) e trigo (610 ha), conforme dados fornecidos pela Emater/RS. O comércio e a prestação de serviços, em pleno desenvolvimento, são outras fontes de renda, que geram receitas para o município de São Francisco de Assis, sendo que nos últimos anos têm mostrado um grande crescimento.

 Agroindústrias

Placa da Panificadora Lambert
O Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de São Francisco de Assis foi instituído pela lei municipal nº 183/2006, com o objetivo principal de inserir o produtor familiar no processo produtivo, através do incentivo à produção in natura e ao processamento agroindustrial de produtos de origem vegetal e animal. Hoje o município conta com 18 agroindústrias, distribuídas, em sua grande maioria, no interior do município:
AGROINDÚSTRIA LAMBERT, localizada no Rincão dos Lambert, 3º distrito. Produção de pão caseiro, cucas, doces, cuecas-virada e outros. Do casal Lucia Ortiz Lambert e João Francisco "Chico" Lambert. O Prefeito da época, Jorge Ernani Cruz, acompanhado dos secretários Sérgio Oliveira e Isabel Minussi entregou cópia do Alvará Sanitário que garante a inspeção e qualidade dos produtos.
GIOLAC- Agroindústria de Laticínios, situada na localidade do Inhacundá- 1º distrito do município, na saída para o 3º e 5º distritos, logo após a ponte. Produz , leite pasteurizado, queijo tipo colonial, iogurte, bebida láctea e sorvete. Também trabalha com produção de ovos coloniais.
AGROINDÚSTRIA DA ELIZANDRA, localizada na RS 377, na localidade de Rincão das Luzes, 4º distrito. Produz doces variados, bolachas e compotas.
LEANDRA FOGLIATO RESTA, localizada na RS 377, na localidade de Rincão das Luzes, 4º distrito. Produz ovos coloniais
AGROINDÚSTRIA MONTE CARLO, localizada na localidade de Encruzilhada, 4º distrito. Produz doces variados, geléias, compotas, bolachas, polpa de frutas entre outros.
MARIA CIDINEI CORCINI PAZ, localizada no Rincão do Américo, 3º distrito. Produz bolachas e doces.
DIVANI CASTIGLIONI LOPES, localizada na Rua João Moreira 2069, na cidade. Produz merengues e biscoitos.
RN PRODUTOS CASEIROS, localizada na Rua Paulino Haigert, na cidade. Produz cucas e bolos.
EDISON POLETO PASINI, localizada na localidade do Piquiri- 4º distrito. Produz figadas.
ASSISMEL- Associação de Apicultores de São Francisco de Assis, localizada no Berçário Industrial do município. Congrega vários produtores de mel do município, estando incluído no projeto de desenvolvimento da atividade, promovido pelo SEBRAE.
ANTONIO VALDIR STIVANIM, localizado na Encruzilhada, 4º distrito. Cantina Rural, produção de vinhos e polpa de frutas, em processo de registro junto ao MAPA.
JOSÉ ALDEMIR CORTESE, localizado NA Fátima do Inhandiju, 2º distrito. Cantina rural, produção de vinhos e polpa de frutas, em processo de registro junto ao MAPA.
LEONIR JOÃO DAL SOTO, localizado na Encruzilhada, 4º distrito. Cantina Rural, produção de vinhos e polpa de fruta, em processo de registro junto ao mapa
APIÁRIO SÃO FRANCISCO, de Francisco Paulo Pinheiro da Silva, localizado na Rua Maurício Cardoso, 357. Produção de Mel e derivados.
DANIELA BRUCK MINUSSI, localizado na Rua Silva Jardim, 1821. Produção de merengues.
AGROINDUSTRIA SOARES, localizada no Cinamomo, 1º distrito. Produção de massas coloniais e bolos.
CRIADOURO E ABATEDOURO PARAISO, localizado no Passo do Goulart, 5º distrito. Produção de frango caipira.
AGROINDUSTRIA PINHEIRO, localizada no Buricaci, 2º distrito. Produção de bolachas.
MARCIA MALAVOLTA PORTO, localizado no Inhacundá, 1º distrito. Produção de frango Colonial.

Clima

São Francisco de Assis está situada em uma região de clima sub-tropical. As temperaturas podem chegar a 38ºC no verão e atingir temperaturas negativas no inverno. O vento "minuano" tem força na região da depressão central e pampeana da cidade, onde alcançam altas velocidades pelas coxilhas, onde não há barreiras naturais, como arvores e acidentes geográficos grandes.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 29º33'01" sul e a uma longitude 55º07'52" oeste, estando a uma altitude de 151 metros. Sua população estimada em 2010 era de 19.258 assisenses, (menos de 1300 moradores que em 2004, quando haviam 20.645 habitantes). Possui uma área de 2.503,9 km². A divisão municipal se dá em distritos (cinco), e, dentro destes, menores localidades, que geralmente levam o nome da família colonizadora do local ou de algum outro pioneiro.

Algumas localidades:

  • Barragem do Itú
  • Belluno
  • Benvegnú
  • Boa Vista
  • Buricaci
  • Cerro do Marco
  • Cerro da Vigia
  • Cerro dos Cortelini (no Rincão Dornelles)
  • Cerro dos Telles
  • Encruzilhada
  • Engenho Velho (Rincão Lambert)
  • Esquina dos Giodas
  • Esquina Silva
  • Farinheiro
  • Gruta do Monjolo
  • Inhandijú
  • Jacaquá
  • Jaguarizinho
  • Limoeiro
  • Mato Grande
  • Mocambo
  • Monte Alegre
  • Parada Rica
  • Paredão
  • Passo do Banhado
  • Passo do Goulart
  • Passo do Leão
  • Passo do Nagel
  • Passo do Haigert
  • Perseverança
  • Picada dos Ferreira
  • Picada do Padre
  • Picada dos Rezer (Röse)
  • Pinheiro Bonito
  • Piquirí
  • Porteira do Toroquá
  • Potreiro Grande
  • Pranchada do Toroquá
  • Quilombo
  • Recreio
  • Rincão Santa Rosa
  • Rincão das Luzes
  • Rincão dos Benacchio
  • Rincão dos Dornelles
  • Rincão dos Hemann (Também chamado de Cerro dos Hemann)
  • Rincão dos Machado
  • Rincão dos Salbego
  • Rincão dos Savaris
  • Rincão dos Trombini
  • Rincão Ferrando
  • São Thomé
  • Serrinha do Butiá
  • Serrinha do Inhacevá
  • Taperão
  • Toroquá
  • Vassoura
  • Vila Krämer
  • Vista Alegre

A cidade mais próxima é Nova Esperança do Sul.


Engenho Velho/ Rincão Lambert

 
O Engenho Velho, é conhecido como Rincão dos Lambert por ser uma área colonizada pela familia alemã Lambert a partir do ano de 1840, quando para esta região imigrou Peter Lambert, filho de Heinrich Lambert, primeiro Lambert vindo de Roschberg, Saarland, Alemanha. A região é rica em belezas naturais, além de contar com pomares e lavouras (principalmente de fumo).
"Lambert" vem do alemão Land (terra) + Berht (abençoada, linda, etc..), que significa "Terra Abençoada", é um nome topônimo que homenageia algum lugar.
O ponto mais alto está a 350 metros do nível do mar, no Cerro do Pimenta, já perto da divisa com a Picada do Padre. A capela está localizada abaixo do nível dos 100 metros.
Às margens do Arroio Inhacundá, no Rincão Lambert há 2 locais bem frequentado por banhistas. Um deles o Balneário Àrea Verde,que foi criado em 2009. A temperatura alta do verão é amenizada pelas águas sempre geladas do rio. Já no inverno, o Rincão Lambert apresenta temperaturas negativas, geada, e mais raramente, neve, mas com acumulação escassa.

Toroquá

Toroquá foi a primeiro sitio de colonização italiana em São Francisco de Assis, quando o local ainda pertencia a colonia de Jaguari. Uma historia contada pelos moradores locais é de que um dia, um colono italiano havia perdido seu touro, e quando achou o animal em um dos cerros dali perto, não se conteve e gritou em italiano: "TORO QUÁ!", que significa "O Touro tá aqui!", dando assim origem ao nome da vila.
O primeiro barracão e lote de terra foi adquirido pelo imigrante Bortolo Bataglin, e o ultimo foi adquirido, em 1905, por Pedro Marcon, de Vicenza, Itália.

Encruzilhada

localidade no 4º Distrito de São Francisco de Assis. Tem este nome pois há um cruzamento formando uma encruzilhada, no local. Situa-se entre todos as principais localidades da região serrana do municipio, com boas estradas para o Rincão Lambert (a oeste), Belluno (a norte), e Toroquá (a Leste). Como em grande parte das localidades da cidade, tem capela, cemitério e um salão de festas onde ocorrem importantes, grandes e animadas festas e bailes.

Belluno

Belluno esta localizado no quarto distrito de São Francisco de Assis, é uma localidade colonizada por italianos, onde até hoje há descendentes que ainda cultuam as tradições italianas. Primeiramente se chamava "Depósito", tempos depois o local recebeu o atual nome por se assemelhar à região de Belluno, Veneto, Italia, local de onde vieram os primeiros colonos do local.
Os primeiros povoadores do local, considerados os fundadores de Belluno foram os irmãos Antonio Rosso e Domingos Rosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário