castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

KALORÉ (PARANÁ) - UMA BELA CIDADE DO INTERIOR


Kaloré, que na língua guarani quer dizer "Campo das árvores marcadas" é um município do estado do Paraná: o  único município Brasileiro a ter a letra K no início.

Ficheiro:Parana Municip Kalore.svg

História

Patrimônio (distrito) criado em 1948, pertencendo ao Município de Marumbi até agosto de 1961, ano que foi elevado a município. O pioneiro sr. Heleno ou "Gato-preto", como era conhecido, que foi funcionário da companhia de Terras Norte do Paraná, é considerado por todos como o fundador da cidade, uma vez que era o encarregado pela derrubada da mata para o surgimento de "clarões" dando o início da cidade. A companhia de Terras Norte do Paraná também foi a responsável pela criação de quase todas as cidades do Norte do Paraná (Norte Novo).

Primeira Casa construíd em Alvenaria

A primeira casa de alvenaria (tijolos) construída na cidade foi em 1962 pelo pedreiro "Seu Homero", um dos mais antigos e respeitado como construtor e eletricista, construindo quase quatro dezenas de casas em 40 anos de profissão. Essa casa teve como seu primeiro proprietário o saudoso professor Ireneo Citino, e fica localizada na mesma rua que hoje leva o seu nome, próxima ao Colégio Estadual Abrahan Lincoln.


Famílias Tradicionais da cidade


De grande parte forada por descendentes de Italianos e Portugueses se constitui pelas famílias: Canello, Labigaline, Maltempe, Meloqueiro, Favilla, Isidoro, Justi, Barbieri, Matias, Davanço, Impossetto, Pereira, Mantovani e Bianchini.

Bairros Rurais

Além de Jussiara, distrito mais antigo que Kaloré, temos os importantes bairros da Água do Uru (divisa com Novo Itacolomi), Uruzinho, Bairro dos Meloca, Pedrona, Venda do Pedrinho (divisa com Marumbi),Búfalo, Andorinhas.

Geografia

Possui uma área é de 193,299 km² representando 0,097 % do estado, 0,0343 % da região e 0,0023 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°49'01" sul e a uma longitude 51°40'04" oeste. Sua população é de 4.465 habitantes.








2 comentários:

  1. Bom dia. Na verdade o primeiro morador foi o senhor Obadias, primeiro alfaiate da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Essa informação até foi removida no Wikipedia. Obrigado

    ResponderExcluir