castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 6 de março de 2015

LUGARES REMOTOS: ILHA SALA Y GÓMEZ (CHILE)

 Ilha Sala y Gómez (em Rapa Nui , Motu Motiro Hiva, 'ilha dos pássaros no caminho para Hiva ') é uma ilha desabitada do Oceano Pacífico sudeste pertence ao Chile . É a fronteira leste da polinésia e, por conseguinte, também da Oceania .
Isla Sala y Gómez
Esta ilha é parte de Motiro Motu Hiva Marine Park , uma área marinha protegida abrange uma área de 150.000 km².



Embora não haja nenhuma evidência de que a ilha foi habitada, mas conforme a tradição da ilha de Páscoa a ilha foi visitada para coletar penas e ovos de aves . O nome da ilha em Rapa Nui, Motu Motu Manu Motiro Hiva e Hiva Motiro, que significa "ilha dos pássaros no caminho para Hiva '. Embora o nome Hiva é dado a muitas ilhas pelos povos polinésios, a denominação é diferente, em particular, que nas ilhas Marquesas , na mitologia Rapa Nui corresponde às terras míticas originais dos polinésios. Nesta ilha, o Deus supostamente é Haua.
SyG-map.png
Da Ilha de Páscoa, Sala y Gómez situa-se na direção oposta às Marquesas, o ponto mais próximo habitado "além" da costa da América do Sul . Este foi um dos fatores que levaram  Thor Heyerdahl teorizar sobre os contatos pré-europeus entre Polinésia e América do Sul .

A ilha foi descoberta pelo espanhol José Valdés Salas em 1793 e explorada por José Manuel Gómez em 1805 . O nome de Sala y Gómez homenageia os dois marinheiros, mas com impropriedade no nome de Salas. Entre 1793 e 1917 , as visitas foram registradas em mapas  e em 1805 , 1806 , 1817 (onde foi visitada Adelbert von Chamisso , que depois escreveu um poema sobre a ilha), 1825 , 1875 e 1917 foram novamente exploradas .
Em 1808, a Capitania Geral do Chile anexou a ilha, sendo administrada pela Marinha do Chile a partir de 1888 e incorporada ao departamento da Ilha de Páscoa de 1966 (que tem desde 1974 o título de província ).
Apesar de sua importância geopolítica, foi visitada em algumas ocasiões; desde a sua descoberta, com menos de uma dúzia de expedições que visitaram a ilha. A ilha não há sinais de residentes permanentes ou assentamentos temporários, mas a existência de bóias e redes de pesca em suas costas indicaria que continuamente visitada por frotas de pesca.
Desde a sua descoberta, menos de uma dúzia de expedições chegaram a ela. Rehder (1980) em seu estudo de moluscos marinhos menciona as seguintes expedições, em novembro 1825 capitão FW Beechey , a bordo do HMS Blossom , em seu caminho para a Ilha de Páscoa. Por definição não é nada mais do que um monte de pedras brutas. Em 1875, a Corveta O'Higgins  da Marinha Chile com Rodolfo Philippi a bordo, fez uma parada para isso e publicou um relatório em 1876. Outro relatório publicado pela Falke (1941) relata sua visita, em 1935,  o navio-escola Geral Baquedano fez uma visita à ilha . Aspectos geológicos foram publicados por Fisher e Norris (1960) e Clark e Dymond (1977) com base em dados obtidos por dois cruzeiros oceanográficos. Um relatório da primeira destas visitas, feita no Spencer F. Baird , durante expedição Downwind em janeiro de 1958. Em 21 de agosto de 1972 o navio de pesquisa russo Dmitry Mendeleev visitou a ilha.

Pertencente ao chamado grupo insular do  Chile , esta ilha está localizada 3.220 quilômetros a oeste da costa de Chañaral no Chile continental ,  a 2500 km de ilhas Desaventuradas e 391km a leste da Ilha de Páscoa , o ponto mais oriental do Polinésia . A ilha pertence administrativamente à comuna da Ilha de Páscoa , na província homônima da Região Valparaíso . A ilha é propriedade do Estado e santuário da natureza , de acordo com o decreto Nº556 de 10 de junho de 1976 .
A ilha é o topo de um vulcão extinto , sendo a ponta surgiu de uma montanha vulcânica submarina de 50 km de comprimento e 3500 metros de altura a partir do oceano, na Placa de Nazca . A ilha tinha surgido entre as idades de Plioceno e Pleistoceno , por causa de estudos sobre rochas com dados de 1,3 milhões de anos. Na superfície da ilha não há nenhuma conduta vulcânica, mas acredita-se que existam no centro de um compartimento.
A superfície irregular da ilha é composta principalmente de rocha de basalto , apresentando alternadamente características de lavas tipo aa e pahoehoe . A ilha é formada por duas pedras principais: a mais ocidental tem cerca de 4 hectares, com um comprimento de 270 m na direção NS e 200 m na direção EW, enquanto o oriental tem 11 hectares , com dimensões de 500 m 270 m. Ambas as superfícies tem uma altitude de 30 e 26 m, respectivamente, ligados por um estreito istmo , com uma largura média de 30 m, o que às vezes é inundada por ondas e marés. A área total é de 15 hectares (0,15 km²) e com um comprimento máximo de 700 m. A costa, entretanto, é muito rochosa, com mar agitado e inacessível para barcos. O Ponto mais alto da ilha é de 30 metros, na Ponta López.
Embora não haja nenhuma fonte de água fresca na ilha, há uma depressão de 75 m de diâmetro, onde a água da chuva fica coletada. Ao redor da piscina, a área é árida e coberta com areia , o único lugar onde é possível aterragem de helicópteros .
Em níveis baixos, a presença de rochas abundantes e fragmentos arredondados estão indicando que a ilha é frequentemente afetada por pesados ​​swells .

Nenhum comentário:

Postar um comentário