castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 19 de março de 2015

ILHAS BERLENGAS - PORTUGAL

arquipélago das Berlengas é um arquipélago português, composto por ilhas graníticas, situado no oceano Atlântico, a 5,7 milhas a oeste do cabo Carvoeiro. Dependem administrativamente da freguesia de São Pedro, em Peniche, sub-região Oeste. Foi a primeira área protegida do país quando, em 1465, o rei Afonso V de Portugal proibiu a prática de caça na ilha principal das Berlengas (Berlenga Grande). A Reserva Natural das Berlengas é considerada Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 30 de Junho de 2011.
Arquipélago das Berlengas-pt.svg
Fazem parte deste arquipélago três pequenas ilhas:
  • Berlenga Grande
  • Estelas
  • Farilhões Forcados.
A Ilha da Berlenga ou Berlenga Grande divide-se em duas partes, quase totalmente separadas por uma falha sísmica que a norte deu origem ao chamado Carreiro dos Cações e a sul ao Carreiro do Mosteiro. A parte maior da ilha, chama-se Berlenga e representa mais de 2/3 da superfície total da ilha; a parte menor chama-se Ilha Velha. Possui 78,8 hectares de superfície, aproximadamente 1,5km de comprimento, 0,8km de largura e uma altura máxima de 85 metros. Aqui encontra-se o Farol Duque de Bragança, o Forte de São João Baptista das Berlengas, a Praia do Carreiro do Mosteiro, restaurantes e parque de campismo. A área total do Arquipélago é de 0,99 km² e uma população de 30 habitantes.
Vila Comandante Andrade e Silva (ou vila dos Pescadores)
De dezembro a março, a Ilha da Berlenga é apenas habitada pelos faroleiros e pelos vigilantes do ICNB.
Farol Duque de Bragança
O Farol da ilha foi construído em 1841 e denominado Duque de Bragança. Utiliza a energia acumulada durante o dia (através de vários painéis solares), com 29m de altura. A sua luz é visível até cerca de 50km de distância. Ele se situa no ponto mais alto do arquipélago,a 150 m de Altitude.
Fortaleza São João Baptista de Berlengas
Vista do Forte
outra vista do Forte

Vista Aérea das Ilhas Berlengas


O forte de planta poligonal irregular (orgânica), apresenta uma edificação principal no terrapleno, com doze salas ou quartos onde funcionavam as dependências de serviço (Casa do Comando, Quartéis de Tropas, Armazéns, Cozinha e outros) e mais oito compartimentos inscritos no interior das muralhas. Um corredor sem iluminação dá acesso internamente aos vários pontos da estrutura.
Existem dois restaurantes na ilha, o Restaurante e Quartos Mar e Sol e no Forte de São João Baptista, uma zona de campismo e um minimercado com produtos essenciais.
Praia Carreiro do Mosteiro
Praia do Carreiro do Mosteiro é uma praia localizada na Berlenga GrandeArquipélago das Berlengas e no concelho de Peniche. É a única praia da ilha adequada para banhos, acessível e com areal. Não é vigiada. Tem de comprimento cerca de 40 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário