castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 5 de junho de 2013

AMAZONAS PODERÁ GANHAR 20 NOVOS MUNICIPIOS



Parlamentares da bancada federal e estadual do Amazonas e líderes de comunidades se reuniram em Brasília há duas semanas
Parlamentares da bancada federal e estadual do Amazonas e líderes de comunidades se reuniram em Brasília há duas semanas (Roque de Sá/Agência Tempo)
Está na pauta de votação desta terça-feira (04) do plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 416/08, que estabelece regras para a criação, fusão e o desmembramento de municípios e retorna às Assembleias Legislativas dos Estados o poder de decisão sobre a questão. A previsão da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios é que, com a aprovação do projeto, sejam criados 150 novos municípios em todo o País.
No Estado do Amazonas, mais de 20 comunidades e distritos manifestaram interesse em se separar dos municípios sedes. O relatório preliminar de viabilidade econômica feito pela Comissão de Assuntos Municipais (Comam), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aponta como candidatos à elevação de municípios as comunidades de Novo Remanso, em Itacoatiara; Santo Antônio do Matupi, em Manicoré; Caviana, em Beruri; Campina do Norte, em Caapiranga; Balbina, em Presidente Figueiredo; Purupuru, no Careiro Castanho; Itapeaçu, em Urucurituba; Vila Amazônia, Mocambo e Caburi, em Parintins; Pedras e Cametá, em Barreirinha; Cacau-Pirera, em Iranduba e o bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus.
Os moradores dos distritos defendem a emancipação, alegando que essas comunidades não recebem investimentos por parte das prefeituras, como asfaltamento de ruas, coleta de lixo e tratamento de esgoto, entre outros. Segundo os moradores, a distância entre as comunidades e a sede dos municípios impede que sejam realizadas obras de infraestrutura e prestação de serviços.
Viabilidade
O preside da Comam, deputado estadual Tony Medeiros, defende a aprovação do PLC e reconhece a importância do projeto para o desenvolvimento do Amazonas. Entre os critérios para garantir a emancipação é que os distritos possuam atividade econômica suficiente para manter independência, viabilizando a sobrevivência do novo município. “A dependência econômica é um dos requisitos básicos para as comunidades que desejam emancipação”, destacou Tony Medeiros.
O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) é favorável à aprovação do projeto de lei complementar porque o Amazonas precisa ser reorganizado espacialmente devido à sua grande dimensão geográfica, assim como a emancipação de comunidade que possuem condições econômicas para virar município.

2 comentários:

  1. Mocambo do Arari tem mais de 10 mil habitantes segundo Dados IBGE 2010, fica mais distante da área urbana do Município de Parintins a 60 km... e portanto sofre com a falta de apoio por parte da prefeitura....alem de funcionar algum serviços básicos como água encanada, luz, telefonia fixa e futuramente uma agencia do Banco Postal. Seus moradores tem se organizado visando a emancipação...Potencializando a Economia local......# EU QUERO MOCAMBO DO ARARI MUNICÍPIO #

    ResponderExcluir
  2. Emancipem hoje o distrito de Novo Remanso, em Itacoatiara

    ResponderExcluir