castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 2 de junho de 2011

URUMQI, REPÚBLICA POPULAR DA CHINA: A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR

URUMQI


































Urumqi  : Uyghur : ئۈرۈمچی , ULY : Urumchi , que em chinês simplificado : 乌鲁木齐 , pinyin : Wūlǔmùqí ), anteriormente Dǐhuà ( chinês : 迪化 , Wade-Giles : Tihwa ), é a capital da região autônoma Xinjiang Uigur da República Popular da China , no noroeste do país.
Com uma população urbana de mais de 2,5 milhões de pessoas, Urumqi, cujo nome significa "belo pasto", na língua mongol do Dzungar ,  é a maior cidade no oeste do interior da China. Desde os anos 1990 Ürümqi tem desenvolvido economicamente e agora serve como entrocamento dotransporte regional  e centro comercial.

História

Embora Ürümqi estar situada  perto da rota do norte da Rota da Seda , é uma cidade relativamente jovem. Durante os anos 22 do Imperador Taizong de reinado na Dinastia Tang , AD 648, o governo Tang configura a cidade de Luntai na sede antiga cidade de Urabo, 10 quilômetros do subúrbio sul da atual  Ürümqi . A Antiga cidade de Luntai  foi uma sede do governo local, e recolhia os impostos das caravanas ao longo da rota do norte da Rota da Seda.
Pouco se ouviu falar da região, após a Dinastia Tang até a conquista do Dzungaria em 1755 sob o Imperador Qianlong da dinastia Qing . O dzungares foram deliberadamente exterminados em uma campanha brutal de genocídio de grupos étnicos . Um escritor, Wei Yuan , descreveu a desolação resultando no que é agora Xinjiang como: "uma planície vazia sem vestígios do homem. " Depois de 1759 fazendas estatais foram criadas, "especialmente na proximidade de Urumqi, onde era fértil, bem regada terra e poucas pessoas." Foi estimado que mais de um milhão de pessoas foram massacradas, e levou gerações para ele se recuperar. [ 5 ]
Durante a Dinastia Qing (1763) o Qianlong Imperador nomeou a cidade  de Luntai " Dihua "(chinês:迪化; pinyin : Dihua; Manchu : Wen dahabure de fu ), que significa "iluminar". Em 1884, o imperador Guangxu estabeleceu Xinjiang como uma província, com Dihua como sua capital. 
A Batalha de Urumqi (1870) teve lugar em 1870 entre as forças turcas muçulmanas de Yaqub Beg contra os muçulmanos Dungan forças da Tuo Ming (Daud Khalifa). Com a ajuda de Xu Xuegong da milicia de chineses da etnia han , Yaqub pediu que as forças leais derrotassem o Dungans. 
Durante a rebelião Kumul a Batalha de Urumqi (1933) ea Batalha de Urumqi (1933-34) ocorreu entre as forças da Ma Zhongying 's 36 Divisão (Exército Revolucionário Nacional) e as  forças provinciais  de Jin Shuren e Sheng Shicai . Na segunda batalha Ma foi promovida pelo chinês Han e Governador Geral Zhang Peiyuan .
Após a fundação da República Popular da China, em 01 de fevereiro de 1954, a cidade foi rebatizada Ürümqi , que significa "belo pasto" no idioma mongol do povo Dzungar.
A cidade foi palco de grandes tumultos em julho de 2009 devido a conflitos entre etnias Han e uigures em que quase 200 pessoas morreram, a maioria das vítimas eram chineses Han. Relatórios de retaliação policial extensa contra a minoria uigur têm circulado desde então, apesar de o governo chinês ter fechado o acesso a e-mails e telefonemas internacionais.


Geografia

A maior cidade na parte ocidental da República Popular da China, Ürümqi ganhou um lugar no Guinness Book of Records como a cidade mais remota a partir de qualquer mar do mundo. Trata-se de 2.500 km de distância da costa maritima mais próxima.  A cidade tem uma área de 10.989 km ² . A altitude média é de 800 metros.

 Clima

Prevalece um clima  de semi-Padarias , com grandes diferenças entre verão e inverno, verões quentes, com uma média diária de julho de 7,23 ° C , e frio de inverno, com um diário janeiro média de -12,6 ° C . A temperatura média anual é de 6,9 ° C .

Divisões administrativas

Ürümqi é atualmente composta por oito níveis concelho : sete distritos e um município .


População total do município: 2.681.834 hab. (2008)
População do Concelho de Urumqi: 1.753.298 (2008)
Mapa # Nome Hanzi Hanyu Pinyin Uyghur
( canto yezik̡ )
Uyghur Latina
( Yengi yezik̡ )
População (2003 est.) Area (km²) Densidade (/ km ²)

Cidade 
1 Tianshan Distrito
Tianshan Qu Tyjan_an Rayoony Rayoni Tiyanshan


2 Saybagh Distrito
Qu Shāyībākè سايباغ رايونى Rayoni Saybagh


3 Xinshi Distrito
Xinshi Qu يېڭىشەھەر رايونى‎ Yéngisheher Rayoni


4 Shuimogou Distrito
Qu Shuǐmògōu C ۇ imo Rayoony گۇ Shuymogu Rayoni


Suburbios
5 Toutunhe Distrito
Tóutúnhé Qu T ۇ d ۇڭ Khaba Rayoony Tudungxaba Rayoni


6 Dabancheng Distrito
Qu Dabǎncheng د اۋانچىڭ رايونى De Avanchyng Rayoni


7 Midong District
Qu Mǐdong میدونگ رايونى Rayoni Midong


Rural
8 Ürümqi Concelho
Xian Wulǔmuqi ئۈرۈمچى ناھىيىسى Urumchi Nahiyisi



Economia


O anel externo pontes rodoviárias em  Urumqi à noite

Ürümqi é um importante centro industrial em Xinjiang. Urumqi, juntamente com Karamay e Korla , respondem por 64,5% do total da produção industrial de Xinjiang. Ürümqi é também o maior centro consumidor da região. O PIB per capita atingiu EUA $ 6.222 em 2008.  Segundo as estatísticas, Urumqi 7 ª posição em 2008 pela renda disponível para os residentes urbanos, entre cidades em China ocidental . Ürümqi tem sido um desenvolvimento meta central para o oeste da China de Desenvolvimento projeto que o Governo Central está perseguindo.

 panorama de  Urumqi 
As Relações Económicas Externas e Feira Urumqi ( China : 乌洽会 ) tem sido realizado anualmente desde 1991. Sua finalidade é promover e estrangeiros mercados domésticos. A Feira atraiu 17 participantes do Ministério do Comércio e do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional
Como centro econômico, Urumqi expandiu sua área urbana desde 1990. A cidade cresceu rapidamente em todo o dos principais bairros. China CITIC Bank Mansion (中信银行大厦), localizado no Norte Xinhua Road, é o edifício mais alto de Urumqi e Xinjiang , com uma altura de 229 metros, é também o mais alto no Noroeste da China e da Ásia Central . Na falta de espaço, a cidade construiu  uma estrada de anel externo (外环路) em 2003, o que facilita consideravelmente o transporte. A Rua Zhongshan (Sun Yat-sen Road, chinês:中山路) em Urumqi foi uma das dez mais famosas ruas comerciais da República Popular da China desde 2005 (através de avaliações oficiais).  A rua comercial de Zhongshan Road tem a  maior venda de computador, celular e eletrônicos de consumo do mercado, ou seja, Baihuacun, Cyber ​​Digital Plaza e Plaza Fonte, na região autónoma de Xinjiang Uigur , que se acredita ser o ponto focal de produtos tecnológicos em Urumqi.

Turismo

  • O Xinjiang International Grand Bazaar ( chinês : 新疆国际大巴扎 , Uyghur : شىنجاڭ خەلقئارا چوڭ بازىرى) é uma associação islâmica de bazar localizado no Sul Jiefang Road (解放南路).
  • Hong Shan Mountain (红山) é a cênica local simbólico de Urumqi, localizado no Parque Hong Shan. O ponto mais alto do parque contém um templo história-como estrutura de três casas que algumas fotografias espectaculares para a zona envolvente. No terceiro piso existe um modelo da cidade.
  • Geleira No. 1 (一号冰川), origem do rio  Urumqi, é a maior geleira localizada perto de uma cidade na China.
  • Praça Popular (人民广场)
  • Nanhu Square (南湖广场)
  • Xinjiang Uygur Região Autónoma Museu (新疆维吾尔自治区博物馆)
  • Shuimugou Hot Springs (水磨沟温泉) está localizado a 5 km a nordeste de Urumqi.
  • Xinjiang Silk Road Museum (新疆丝绸之路博物馆) situa-se próximo ao Grande Bazar em  Shengli Road. Ele está localizado no quinto e quarto andar de um edifício em estilo europeu muito grande, que abriga um complexo de lojas também. A maioria das peças tem nomes em Inglês, bem como alguns dos seus guias falam um pouco de Inglês.
  • Ürümqi Museu da Cidade (乌鲁木齐博物馆) está localizada no Sul Nanhu Road  (南湖南路)

 Educação

Urumqi tem muitos campus  de ensino, incluindo Universidade de Xinjiang , Xinjiang Normal University, Universidade Agrícola de Xinjiang , Xinjiang University Medical e muitos outros.

 Transporte

Aeroportos

Ürümqi é servida pelo Aeroporto Internacional Diwopu Ürümqi . O aeroporto é um dos cinco principais aeroportos da República Popular da China. É também um centro para a China Southern Airlines. Há rumores de que uma nova companhia aérea China Airlines Central irá iniciar as operações no aeroporto em algum momento no final de 2010.

Ferroviário

Ürümqi é o principal centro ferroviário Xinjiang. É o ponto mais ocidental das ferrovias Lanzhou-Xinjiang (Lanxin) e -Ürümqi Dzungaria (Wuzhun), e ao extremo leste do norte de Xinjiang (Beijiang) ea segunda-Ürümqi Jinghe Ferroviária . O Beijiang eo Lanxin fazem parte Linhas da Trans-Eurásia Continental Railway , que decorre em Roterdã através da passagem Alataw na fronteira com o Kazaquistão para Urumqi e sobre a Lanzhou e Lianyungang . Há também uma linha ferroviária de velocidade elevada em construção, que deverá manter contato com Ürümqi Xining e Lanzhou , em 2014.


Estradas


Muitas estradas do Norte e Oeste tipicamente fecham rapidamente no período de início de outubro, permanecendo fechada até pausas de Inverno. Trens devem permanecer operacionais.

Mídia


Logo de Urumqi 
A Rede de Transmissão de Xinjiang Limited opera o Povo de Urumqi Broadcasting Station e as Pessoas de Xinjiang Broadcasting Station , transmitindo em mandarim , Uigur , Cazaque , Mongólia , Russo e Quirguis.
A estação de televisão Xinjiang (XJTV), localizado em Urumqi, é a emissora de TV mais importante na região autónoma de Xinjiang Uigur . A estação de televisão local para a cidade de Urumqi é Urumqi estação de televisão (UTV) (乌鲁木齐电视台).

Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário