castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 30 de junho de 2011

TREZE TÍLIAS: O TIROL AUSTRÍACO DE SANTA CATARINA

Treze Tílias ou Dreizehnlinden, no idioma alemão, é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º00'06" sul e a uma longitude 51º24'23" oeste, estando a uma altitude de 796 metros.Sua população é de 6.342 habitantes (Censo 2010) e sua área é de 185,20 km².














História

Treze Tílias foi fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol (principalmente do Tirol Austríaco, mas também do Tirol Italiano), que fugiam da grave crise econômica na Europa. Devido à I Guerra Mundial, a economia austríaca estava abalada e o então ministro da agricultura da Áustria, Andreas Thaler, resolveu imigrar para o Brasil acompanhado de algumas famílias de imigrantes austríacos do Tirol e demais regiões austríacas, em busca de melhores condições de vida. Chegaram ao centro do estado de Santa Catarina, onde encontraram um clima temperado, semelhante ao clima europeu, e terras férteis, propícias para a fundação de uma colônia organizada.
























Cultura
O "Tirolerfest"Os imigrantes austríacos eram oriundos das regiões do Tirol (grande maioria) e Vorarlberg, mas havia também famílias oriundas de outros estados da Áustria. Quando os austríacos chegaram, já viviam na região descendentes de imigrantes alemães (sobretudo da região do Hunsrück) e descendentes de italianos (principalmente da região do Veneto e dos arredores de Bergamo, na região da Lombardia).

Na colônia, os imigrantes austríacos mantinham-se unidos, de modo a preservar seus costumes e isso marcou profundamente a cultura do município, que preserva fortes características tirolesas.

O idioma alemão, língua oficial da Áustria, é ainda utilizado com frequência entre os habitantes do município, além do português. O dialeto alemão do Tirol é preservado, assim como o dialeto alemão do Vorarlberg. Nas áreas de colonização italiana do município, os dialetos vêneto e bergamasco são ainda preservados pelas famílias e entre muitos descendentes de alemães, é preservado o dialeto hunsrückisch.
















Cultura
A cultura tirolesa é preservada no dialeto, na arquitetura típica alpina da cidade, na culinária típica e nos grupos folclóricos de dança e canto que animam as festas do município. Tradições e costumes são preservados nas famílias e despertam o interesse de visitantes brasileiros e europeus. Treze Tílias preserva com orgulho suas raízes culturais, reforçando, assim, o elo de amizade entre a nação brasileira (das novas gerações) e a nação austríaca (origem dos fundadores da cidade).







Economia

No final da década de 60 e início da década de setenta, Treze Tílias entrou para o mapa da indústria regional e estadual, com a implantação das primeiras indústrias. Constam dos registros da história do município a criação da Indústria de Óleos Vegetais Treze Tílias, da Lacticínios Tirol Ltda., e da Incotril.

Indubitavelmente a instalação e a história da indústria láctea em Treze Tílias foi e é a grande responsável pelo progresso local e pela posição que Treze Tílias ocupa atualmente no ranking estadual, tendo alcançado o segundo lugar em renda per capita (dados de 2006), ficando atrás apenas de São Francisco do Sul, que é uma cidade portuária. A instalação da indústria de laticínios nasceu juntamente com a realização das primeiras feiras agropecuárias - e não foi uma mera coincidência. As feiras foram organizadas por iniciativa do pároco local Pe. Johann Otto Küng, que liderou esse empreendimento industrial.

A indústria de óleos vegetais foi transferida para o sudoeste do Estado do Paraná, onde havia grandes plantações de soja, e passou a produzir em escala muito superior à que era possível na região de Treze Tílias, onde a topografia não favorecia a produção de culturas dependentes de mecanização. Ficaram em Treze Tílias a Lacticínios Tirol e a Incotril que, durante muitos anos representaram, ao lado da Baterias Pioneiro, esta um pouco mais nova, as grandes empregadoras de mão-de-obra e geradoras de renda para o município.

As exposições (e feiras) agropecuárias, que tiveram suas primeiras edições no início da década de 70, mostraram aos produtores locais e regionais o grande potencial que havia no segmento leiteiro e todos os benefícios que dele poderiam advir. Nesses eventos apresentavam-se, como atrações culturais e demonstrações da cultura local, grupos de danças típicas e bandas locais, entre outros artistas. Essas demonstrações cresceram e se multiplicaram mais ou menos na mesma velocidade e proporção que o interesse pelos produtores locais pela melhoria na qualidade do plantel de seus rebanhos. Santa Catarina é o quinto produtor nacional, com 6,7% da produção (Censo Agropecuário 2007-IBGE) com cerca de 1,58 bilhões de litros, e Treze Tílias lidera o ranking de produtividade, com 3.718 litros de leite por vaca/ano.

Entretanto, curiosamente, a principal fonte geradora de renda dos produtores trezetilienses não é o leite. De acordo com os dados retirados dos relatórios do valor adicionado, fornecido pela AMMOC, as vendas de produtos agropecuários (animais e insumos) aos frigoríficos e outras empresas representam mais de 50% do movimento dos produtores locais. Por outro lado, é certo afirmar que a empresa Lacticínios Tirol ampliou seus horizontes de busca de matéria-prima em praticamente todo o Estado de Santa Catarina, no sudoeste do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul, tornando-se uma das maiores empresas do ramo do sul do país. A Incotril está construindo uma unidade fabril na cidade de Cristalina, em Goiás, que deverá entrar em operação ainda este ano, motivada pelos incentivos fiscais daquele Estado. Uma boa notícia para a economia de Treze Tílias é a instalação, que já está em fase bastante adiantada, de uma fábrica de rações, da empresa Polinutri, que oferecerá cerca de 150 empregos diretos.

A história demonstrou o acerto daqueles primeiros pioneiros que acreditaram e apostaram todo o seu trabalho e recursos nesses dois setores da economia – agricultura e indústria, especialmente a agroindústria. Atualmente as duas principais fontes de riqueza são os 365 produtores rurais e as 46 indústrias, que respondem por mais de 58% da renda bruta do município e cerca de 56% da oferta de empregos.

O fluxo de matéria-prima para as indústrias locais e a remessa dos produtos acabados para o mercado consumidor alimentou e fortaleceu o setor de transporte no município, que conta atualmente com cerca de 560 caminhões. Esse setor recebe ainda a contribuição dos transportadores que não estão estabelecidos no município, mas que tem fretes nele originados.

Treze Tílias, segundo os dados fornecidos pelo setor de tributação da Prefeitura Municipal e da AMMOC, conta com 29 bares e restaurantes, nove hotéis e pousadas, 131 estabelecimentos comerciais, 46 estabelecimentos industriais, 77 de serviços, 106 autônomos, artistas, artesãos e profissionais liberais e 83 transportadoras. A economia local recebe mensalmente a contribuição dos valores percebidos pelos 1.004 pensionistas e aposentados, e ainda, o resultado financeiro do esforço dos muitos trezetilienses que trabalham fora do País. A cidade também é conhecida como pólo de artesanato em madeira.

Turismo

Rota da Amizade

Treze Tílias faz parte da Rota da Amizade, que inclui 7 municípios do oeste catarinense que oferecem uma série de atrativos e culturas, no incentivo ao turismo na região. Os outros municípios são: Tangará, Fraiburgo, Piratuba, Pinheiro Preto, Videira e Joaçaba.

Tirolerfest

Desde o primeiro ano da chegada dos imigrantes austríacos, sua tradição é mantida com grandes confraternizações. A festa conhecida por Tirolerfest, acontece todos os anos no mês de outubro, sempre próxima ao dia 13, aniversário do município. No início as confraternizações eram de um ou dois dias, mas o evento foi crescendo, sendo atualmente nove dias de festa e assim tornando-se um destino bastante procurado por turistas do Brasil e do exterior.




A programação desta festividade inclui: desfiles, apresentações de bandas, corais e grupos de danças folcloricos do município e também de outros locais. Um dos pontos altos da festa é representado pelo "Bierwagem", do alemão "carro da cerveja", no qual passeiam homens, mulheres e crianças devidamente trajadas tipicamente, tocando, cantando e distribuindo chope gratuitamente. No decorrer da festa acontece também uma noite cultural denominada "Lustiger Tiroler Abend", do alemão "Uma Alegre Noite Tirolesa", onde acontecem diversas apresentações folcloricas.

Atrações Folclóricas do Município

-Grupo de Danças Folcloricas Alemãs Westfalen;

-Grupo de Danças Italianas Volare;

-Grupo de Danças Austriacas Lindental;

-Grupo de Danças Folcloricas Alpen Master;

-Grupo de Danças Folcloricas Schuplater;

-Grupo de Danças Folcloricas Tirolerplater;




Cervejaria Bierbaum

Anexa ao Restaurante e Pizzaria Edelweiss, foi criada em 2004 e é a primeira micro-cervejaria do oeste catarinense, utiliza o conceito europeu de produzir cervejas artesanais e diferenciadas. Sua produção é baseada no consumo do proprio estabelecimento, e é submetida a um rigoroso controle de padrao e de qualidade implantadas pelo mestre-cervejeiro. Isto é, técnica, qualidade e tradição aliados a gerenciamneto de processos e equipamentos de alta qualidade, resultam na excelencia do produto, considerado uma das melhores cervejas artesanais do Brasil.

Parque Lindendorf
Com 45 mil metros quadrados, o parque possui diversos atrativos, tais como a minicidade em madeira, com réplicas de edificações públicas. Conta também com um lago com peixes ornamentais e um belo restaurante típico.

Parque dos Sonhos
Localizado no centro da cidade possui um labirinto verde, produção própria de sorvetes (Alpeneis) servindo duante o ano todo diversas combinações de taças, cafés, o típico Apfelstrudel (torta de maçã) e proporcionando ao visitante um clima aconchegante e com muito contato com a natureza.

Museu Municipal Andreas Thaler
A casa onde o fundador da cidade Andreas Thaler viveu com sua família foi transformada em museu, onde está exposta a história da imigração da região, através dos utensílios e equipamentos utilizados pelos colonizadores.

Parque Aquático Vale das Tílias
O parque aquático conta com sete piscinas,rampa molhada, três toboáguas de grande porte, boliche, restaurante e pizzaria, entre outras atrações. Conta com uma fonte de água hidromineral que fica a 750 metros da superficie, jorra água a 32,5°C, chegando as piscinas em média de 28 à 30°C.

Parque do Imigrante
Um parque rodeado de muito verde, lago com pedalinhos, academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra que areia, Capela de São Bento e Via Sacra encantam e embelezam um ambiente tranqüilo e de muita paz.

Recanto de Aves Sao Francisco de Assis
Um parque onde presenciamos variadas espécies de aves e plantas, que encantam pelas suas cores e simetrias.

Arquitetura Alpina

Junto com os imigrantes veio também seu estilo de construção das moradias, que pode ser visto nos detalhes das sacadas, floreiras, entalhes em madeira nas casas e na presença do campanario deixando em destaque o estilo Alpino. Os jardins também fazem parte desta cultura, e assim como as floreiras das janelas e sacadas, estão o ano todo coloridos e esbanjando beleza.








Turismo Rural

Linha Babenberg
Fica a 7 km do centro, é o local onde os imigrantes se instalaram quando chegaram ao município. Construíram sua 1ª igreja e num conjunto a Via Sacra e a bela Gruta de Nossa Sra Aparecida. Em maio no dia das mães e em 12 de outubro, no dia de Nossa Senhora Aparecida seguem romarias até a Gruta com Missa e Festa.

LInha Pinhal
É na comunidade de Linha Pinhal que se manteve viva a cultura italiana, presente na arquitetura, nas cantinas que oferecem produtos coloniais, como queijos e vinhos.




s

Nenhum comentário:

Postar um comentário