castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 2 de junho de 2011

NOVO MUNICÍPIO: CAMPO BRANCO APOSTA NA EMANCIPAÇÃO (RS)


Progresso - Desde o ano passado, moradores do Distrito de Campo Branco, situado a 16 quilômetros da sede do município, organizam um movimento que luta pela emancipação da localidade. “Temos um grande potencial socioeconômico, tendo em vista que a localidade abriga duas indústrias de projeção, tanto para a economia local quanto para a estadual, que são a Madeireira Campo Branco e a Mineradora Campo Branco, além de uma produtora de água mineral e uma empresa de ônibus com cerca de 30 veículos. Além disso, produzimos fumo, leite e suínos”, destaca o presidente da comissão, Valdir Pellenz. 
Ele, que também é professor, destaca ainda a importância da Escola Estadual Luiz Gonzaga, que em breve deve receber o Ensino Médio. “A instituição conta com cerca de 250 alunos, sendo um dos fatores de desenvolvimento da comunidade”, emenda. Pellenz acredita que a emancipação somente irá trazer benefícios para a comunidade. “O asfalto até Progresso está cada vez mais perto. Estamos numa rota que liga o Vale do Taquari com Barros Cassal, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, alcançando a BR-471, ligando Santa Cruz do Sul e o Porto de Rio Grande. Temos todas as condições para formarmos um município forte”, acredita.
Recentemente, ocorreu uma reunião em Boqueirão do Leão para tratar do assunto. “Estamos mais mobilizados que nunca. Na próxima semana, estaremos na Assembleia Legislativa para ver como está o nosso processo. A comunidade está na expectativa de que poderemos formar um município forte e próspero. Realizamos reuniões em todas as localidades para conscientizar a população sobre o assunto. Também foram coletados dados importantes, em órgãos oficiais, referentes à população, número de eleitores, possíveis divisas e potencial socioeconômico.”
Localidades
O presidente da comissão acrescenta que as visitas às comunidades irão continuar até a conclusão do processo. As localidades que poderão integrar a área emancipada são São Luiz, Alto Honorato, Barra do Honorato, Bate e Vira, Cabeceira de Tocas, Araçá, Tocas, Leãozinho, Morro Azul, Alto Constantino e partes de Lagoa Dutra, Apitiri, Boqueirão do Leão e Barros Cassal. Na sede do distrito residem em torno de 1,5 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário