castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 27 de junho de 2011

NOVOS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA ELEGERÃO PREFEITOS EM 2012


Aos poucos, os contornos do cenário eleitoral vão se tornando mais claros em todos os municípios, inclusive em Pescaria Brava, o novo município que terá sua primeira eleição no próximo ano. Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral baixou uma resolução com os procedimentos para o cadastro eleitoral e partidário que regerá a eleição em Pescaria Brava e também em Balneário Rincão.
Os partidos já começaram a instalar as comissões provisórias que darão origem aos diretórios municipais e a movimentação teve início. Por enquanto, aventam-se duas possibilidades: chapa única ou partidos coligados em torno de três candidaturas. Entre os partidos, PMDB e PT são os que aparecem com as tratativas mais adiantadas.
No PMDB, desponta a indicação do vereador de Laguna Deivysson de Souza, porém, há outra ala do partido se agrupando em torno do nome do vereador Everaldo. Já no PT, o nome mais cotado é o do professor Marcelo Mendes. Na semana passada o partido se reuniu para discutir os rumos em Pescaria Brava. “Há outro companheiro que tem interesse em ser prefeito e estamos conversando. De qualquer forma, o partido precisará construir esta campanha. Não estamos fechados ao diálogo com nenhum partido”, afirma Marcelo.
Em entrevistas concedidas à imprensa em Laguna, Deivysson sinalizou a possibilidade de o vereador Aderbal Moreira (PSDB) ser o vice em sua coligação. Porém, dentro do próprio PSDB há pessoas interessadas em disputar a eleição como cabeça de chapa. Para vice do PT tem-se falado em uma parceria com o PRB, mas o PSB também tem conversado com o partido e pode vir a se coligar também. O único partido que ainda não teria uma posição definida é o PP, abrindo-se a possibilidade para uma quarta chapa ou coligação.
Município - A discussão sobre a emancipação de Pescaria Brava do município- mãe, Laguna, arrasta-se há alguns anos. O plebiscito foi realizado em 2003, mas a lei estadual que possibilitava a criação de municípios foi questionada e, só em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e, assim, deu ganho de causa aos municípios. Logo em seguida o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que a primeira eleição deveria acompanhar o calendário eleitoral municipal, ou seja, somente em 2012.

Um comentário:

  1. Amigo Aurelio, como se explica a realização de eleição já no proximo ano?
    Quando ocorreu o plebiscito e se esse foi aprovado?
    Faço estas indagações, pois, estive em Santa Catarina quando da realização da Conferencia da UNALE e nada disso foi comentado.
    Grato
    http://emancipaceara.blogspot.com/

    ResponderExcluir