castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DISTRITO DE VALE VÊNETO - RIO GRANDE DO SUL

Vale Vêneto é um distrito do município Gaúcho de São João do Polênise, possui uma população total de 449 habitantes e na área urbana 140 habitantes conforme censo 2010.A origem de seu nome é uma homenagem aos colonizadores italianos que se fixaram em suas terras, cuja maioria provém da região do Vêneto.
Em 20 de maio de 1878 chegaram os primeiros imigrantes na localidade. A grande maioria eram italianos (aproximadamente onze famílias) vindos da região do  Vêneto, no norte da Itália. No mesmo ano chegavam ao vale mais famílias lideradas por Paulo Bortoluzzi, considerado fundador de Vale Vêneto).
Vale Vêneto situa-se no centro do estado, 40 quilômetros distante de Santa Maria e sete quilômetros de Silveira Martins.

A grande religiosidade deste povo fez com que fosse ali fundada a décima casa palotina do mundo, o Seminário Rainha dos Apóstolos, um marco para a história palotina no Brasil e na América. Também foi construída no início do século XIX a Igreja de Corpus Christi e o Ginásio Nossa Senhora de Lourdes. Merece destaque o Calvário, construído em 1913, com as 14 estações, que contam o martírio de Jesus Cristo, e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que surgiu de uma promessa do Padre Pedro Bottari, em 1941.

O Museu Histórico de Vale Vêneto, que possui o maior acervo histórico e cultural italiano do Rio Grande do Sul, retrata toda a história da fundação e desenvolvimento da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário