castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 11 de março de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS: PEDIDOS DE EMANCIPAÇÕES DE LOCALIDADES SE ESPALHAM PELO BRASIL

Uma reunião realizada hoje entre o prefeito Municipal de Trairão, no Pará, Danilo Miranda e a comissão pró emancipação do Distrito de Bela Vista do Caracol, da qual também faz parte a vereadora Isabel. A referida comissão, está entrando na luta, para que Caracol seja municipalizado junto com outros distritos da região e, segundo informou o presidente da comissão ao blog, o prefeito Danilo, juntamente com seu vice Izael Torres, está dando total apoio à idéia de municipalizar Bela Vista do Caracol, ainda segundo o grupo, além do prefeito e do vice prefeito, manifestaram-se a favor da emancipação até agora, o vereador Pretão e o presidente do Legislativo de Trairão: Toinho.


A idéia é boa e, trará mais desenvolvimento para a região, diante do fato, vale citar Rui Barbosa que disse: "Não há estado sem municipalidade. Não pode existir matéria vivente sem vida orgânica. Não se pode imaginar a existência de nação, existência de povo constituído, existência de estado, sem vida municipal".

A partir desse princípio, podemos convencer-nos da grande fatuidade do que significa um município, que é a celula territorial do estado e não apenas uma área de jurisdição. O muncípio é um verdadeiro organismo inerente.
Não só no Pará mais um distrito quer unir-se aos tantos processos que estão entrando nas Assembléias Legislativas de todo país, mas assim segue no Maranhão, onde o distrito de Cajazeiras está se mobilizando para ingressar com pedido para formar o então município de Cajazeiras do Maranhão, seguindo-se assim a vontade que os distritos, muitas vezes esquecidos, venham a se fortes e crescentes municipalidades desse nosso imenso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário