castelos medievais

castelos medievais

sábado, 25 de março de 2017

ÁREA LIVRE DA REPÚBLICA ÁRABE DEMOCRÁTICA SAHARAUÍ POSSUI OITO MUNICÍPIOS

Zona Franca ou liberados Territórios , é um termo usado pela Frente Polisário para descrever a parte do Sahara Ocidental , que fica a leste da cerca da fronteira marroquina e oeste e as fronteiras ao norte com a Argélia e Mauritânia , respectivamente. Zona Franca é separado do resto do território do Sara Ocidental por um muro de 2.200 quilômetros, protegido por um dos maiores campos de bombas terrestres no mundo. 
A população da Zona Franca é estimada em cerca de 30.000. Foi estabelecido como uma zona de controlo Polisário depois de um cessar-fogo com Marrocos , em 1991, que foi acordado em conjunto como parte do Contrato do Plano. Marrocos controla as áreas a oeste do muro, incluindo a maior parte da população do território. O cessar-fogo está Supervisionado pelas forças da MINURSO da Organização das Nações Unidas , responsável pela manutenção da paz na região e a organização de um referendo sobre a independência. 
A República Árabe Saharaui Democrática definiu em duas populações desta área a sua antiga capital administrativa: Bir Lahlou , especialmente na nova capital instalada  em Tifariti . Seus principais assentamentos que viraram municípios são: Agounit , Bir Lahlou , Bir Tiguisit , Dougaj , Meharrize , Mijek , Tifariti e Zug . 
Desde 2009, o governo saharaui começa um programa de reconstrução e desenvolvimento de diferentes locais da zona livre , a fim de dar à área um condições de vida adequadas para o retorno dos refugiados sarauís em Tindouf . A área da Zona Livre é de 82.500 km². Uma recente invasão do Marrocos na área de Guerguerat, na zona sul da área livre, quase divisa com Mauritânia e a 5 km do Oceano Atlântico, levou os dois países a um confronto. Com a Intervenção da ONU a área foi novamente devolvida ao Saara Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário