castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

URUGUAIANA (RS) - A PRINCESA DA FRONTEIRA GAÚCHA

Bandeira de Uruguaiana
bandeira do município

Uruguaiana é um município do sudoeste do Rio Grande do Sul, situado no extremo ocidente do estado, junto à fronteira fluvial com a 
Argentina e Uruguai.

Foto de Uruguaiana – RS

Localização de Uruguaiana

Uruguaiana está em um importante entroncamento rodoviário,, na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, localizada equidistante de Porto Alegre, MontevidéuBuenos Aires e Assunção.

Centro de Uruguaiana – RS

Uruguaiana é a maior cidade da região oeste do estado com 116 272 habitantes (2010), e o terceiro maior município do estado em área territorial, com 5 715,716 km². 

Foto de Uruguaiana – RS

A cidade é um dos poucos municípios brasileiros com tríplice fronteira, além de estar próxima também do Paraguai, sendo ponto estratégico militar e econômico para o Mercosul.

Ponte internacional Getúlio Vargas e Rio Uruguai - Uruguaiana – RS



A área urbana de Uruguaiana é ligada à cidade argentina "Paso de los Libres", apenas separada pela ponte internacional, que atravessa o Rio Uruguai. 


O limite se encontra exatamente no meio da Ponte Internacional, que possui dois nomes - "Getúlio Vargas" na metade brasileira e "Agustín Justo" na metade argentina. 

Foto panorâmica de Uruguaiana – RS

Na economia de Uruguaiana, destacam-se a cultura de arroz (maior produtor da América Latina), de gado bovino de raças nobres européias, gado ovino de corte e lã. 

Ponte internacional de Uruguaiana – RS

Uruguaiana possui um bom comércio exterior, com vasta infraestrutura portuária do maior porto seco da América Latina, situado na BR-290 (rodovia que liga Uruguaiana a Alegrete e, mais adiante, Porto Alegre).

Foto de Uruguaiana – RS

Devido ao movimento de cargas internacionais, Uruguaiana tem um trânsito intenso de caminhões, que transportam para ArgentinaChileUruguai e Paraguai.

Foto de Uruguaiana – RS

A cidade é bem servida de rodovias, sendo em Uruguaiana o início da BR-290 que a liga até Osório, e a BR-472, que liga Uruguaiana até Frederico Westphalen, caminho mais rápido até o centro de país. 

Foto de Uruguaiana – RS

Em Uruguaiana, existe o único terminal ferroviário da América Latina com cargas que seguem para ArgentinaParaguai e Chile. A cidade também possui o Aeroporto Internacional Rubem Berta, com 1 500 metros de pista pavimentada e bom movimentando cargas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário