castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

ILHAS ALCATRAZES (SÃO PAULO) - AS BELEZAS DAS NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Resultado de imagem para ilhas alcatrazes mapas
mapa das lhas
Resultado de imagem para ilhas alcatrazes
Vista da Ilha Principal
Imagem relacionada
Outra vista da Ilha Principal
O Arquipélago dos Alcatrazes, situado a aproximadamente 45 km do Porto de São Sebastião, é formado pela ilha principal, sua maior formação denominada Ilha dos Alcatrazes; pelas ilhas da Sapata, do Paredão, do Porto ou do Farol e Oratório, além de outras ilhotas (Caranha, Rasa,Trinta-Réis)  lajes (Dupla, Singela, do Alagadiço e do Paredão) e dois parcéis (Nordeste ou de Dentro e Sudeste ou de Fora)
A ação humana só intensificou-se recentemente, com os treinamentos da Marinha do Brasil. Antes disso, as ilhas do arquipélago eram referências para a navegação ou para o abrigo no caso de uma mudança de tempo. Nesse sentido, os visitantes, desde os primórdios da colonização brasileira, tiveram em Alcatrazes uma orientação para suas rotas. Quando aproximavam-se delas, fugindo de uma tempestade, raramente desembarcavam. Preferiam apreciar as formas das ilhas de suas embarcações. Talvez intimidados pelas formas inóspitas de seu relevo que dificultam sobremaneira a acostagem. Pelo acesso complicado, o imaginário dos pescadores produziu lendas sobre as ilhas, principalmente por serem elas o único abrigo em meio à plataforma continental, situado entre Ilhabela e outras ilhas e lajes do litoral centro-sul paulista.
O Arquipélago dos Alcatrazes é protegido por uma Estação Ecológica federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, que tem seu escritório na cidade de São Sebastião. Por ser uma Estação Ecológica, fica proibida a visitação a não ser com intenção de pesquisa pré-autorizada pelo ICMBio, através do SISBIO. Informações: www.icmbio.gov.br. Na área é proibido o fundeio pela Marinha do Brasil.
Sua área é de aproximadamente 1,96 km², sendo que a ilha Alcatrazes possui 1,2 km². Uma das curiosidades desta ilha é que a Marinha do Brasil realizava exercícios de guerra, disparando obuses contra as paredes rochosas da costa nordeste da ilha, chamada de Saco do Funil. A Marinha Brasileira interrompeu os testes em julho de 1991, e desde então a vegetação daquela parte da ilha, que estava severamente prejudicada, retornou a florescer.

Resultado de imagem para ilhas alcatrazes mapas
Ilha do Oratório
O Ponto culminante das ilhas é o Pico da Boa Vista, com 316 metros, situado na ilha principal, seguido pelo pico Oratório, na ilha do mesmo nome.

Resultado de imagem para ilhas alcatrazes mapas
Vista do Pico Boa Vista e ao Fundo o Pico Oratório
Resultado de imagem para ilhas alcatrazes
Vista aérea











Nenhum comentário:

Postar um comentário