castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DISTRITOS DO RIO GRANDE DO SUL QUE QUEREM EMANCIPAÇÃO

Sempre vejo nas manchetes dos sites que o RS é o estado que tem mais distritos com processos emancipatórios tramitando na Assembléia Legislativa, num total de 124, mas a realidade entre a consulta na ALE/RS e os processos em andamento são bem diferentes. Hoje temos tramitando na ALE/RS 41 processos para emancipação e 2 para anexação, que são os seguintes:

Águas Claras (Viamão)
Arco-Íris (Erval Seco)
Alto Paredão (Santa Cruz do Sul)
Arcoverde (Carlos Barbosa/Barão)
Arroio Teixeira/Curumim (Capão da Canoa)
Balneário Quintão (Palmares do Sul)
Barreirinho (Sarandi)
Bela Vista (Segredo/Lagoão)
Boi Preto (Chapada)
Bojuru (São José do Norte)
Buriti (Santo Ângelo)
Capão do Valo (Candelária)
Capo-Erê (Erechim)
Costa do Ipiranga (Gravataí)
Dourado (Aratiba)
Itapuã (Viamão)
Lomba Grande (Novo Hamburgo)
Monte Alverne (Santa Cruz do Sul)
Nossa Senhora da Conceição (São Sebastião do Caí)
Osvaldo Cruz (Frederico Westphalen)
Pinhalzinho (Liberato Salzano)
Quitéria (São Jerônimo)
Rincão Vermelho (Roque Gonzales)
Rio Toldo (Getúlio Vargas)
Saltinho (Rodeio Bonito/Planalto)
Sanchuri (Uruguaiana)
Santa Gema (São Domingos do Sul)
Santa Terezinha do Forromecco (Bom Princípio)
Santa Terezinha das Missões (Palmeira das Missões)
São José do Centro (Não-Me-Toque)
São Sebastião de Castro (Carlos Barbosa)
Tamanduá (Segredo)
Três Vendas (Cachoeira do Sul)
Vale Vêneto (São João do Polêsine)
Vendinha (Triunfo/Montenegro)
Vila Assis (Fontoura Xavier)
Vila Cristina (Caxias do Sul)
Vila Dona Otília (Roque Gonzales)
Vila Palanque (Venâncio Aires)
Passo Novo ( Alegrete)
Vila Progresso (Três Palmeiras/Liberato Salzano)
Vila Santa Catarina (Salvador das Missões)
Vila São João (Torres)
Vila Sete de Setembro (Santa Rosa)
Vila Sírio (Santo Cristo)

ANEXAÇÕES:
Barra do Chuí (de Santa Vitória do Palmar para Chuí)
Zona dos Pachecos (de Barão do Triunfo para Cerro Grande)

Esta é a realidade das emancipações no estado do RS, sendo que destes processos acima nem todos passarão pela comissão de Triagem por falta de algum requisito.

7 comentários:

  1. Sou favorável às emancipações e ponto. Espero que mais de 50% destes esperanços distritos passem pela Comissão de Triagem e, quando do plebiscito, tornem-se municípios.

    ResponderExcluir
  2. sou contra essas emancipações pois elas servem apenas para criar mais entidades corruptas, que servem apenas para fortalecer e enriquecer os líderes dos grandes partidos politicos

    ResponderExcluir
  3. Sou contra as emancipações desenfreadas, é preciso análise minuciosa sobre quais localidades tem o mínimo possível de infraestrutura urbana e condições de ter vida própria, cada município criado cria uma estrutura de administração onerosa, que muitas vezes não condiz com a realidade funcional.
    Acho importante que tenham leis federais que monitorem o processo desenfreado das emancipações muitas vezes para satisfazer facções politicas.

    ResponderExcluir
  4. As emancipações no Rio Grande do Sul são as mais sérias do Brasil e, não raro, representam progresso à região emancipada. Assim, que muitos destes Distritos ou Vilas se tornem municípios gaúchos. Uma pena que Sharlau, que há muito quis ser Município, não esteja nesta lista!!! SÉRGIO RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  5. Ao escrever o comentário acima não tinha lido o que segue: "O Bairro Scharlau, pertencente ao município gaúcho de São Leopoldo pode voltar a sonhar com sua indpendência. Pela PLP 416/2008 o bairro passa ligeiramente os 12.500 habitantes exigidos, já que o bairro em si possui 14.436 habitantes. Os sonhos de Scharlau se tornar município foram interrompidos por duas vezes, mas agora é hora do povo do bairro se mobilizar e conseguir sua emancipação. Scharlau tem centro de serviços e comércio totalmente formados, o novo município não dependeria financeiramente apenas do FPM para sobreviver. Tomara que o movimento emancipacionista de Scharlau se una novamente e torne realizado o antigo sonho dos moradores do bairro. Assim como Nova Santa Rita, que era um bairro da cidade de Canoas, se emancipou e em apenas 12 anos viu sua população duplicar, assim como comércio e serviços, acredito muito no desenvolvimento pleno e absoluto de Scharlau independente.". Faço, portanto, minhas também tais palavras. SÉRGIO RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  6. Aqui na minha região no noroeste gaúcho, região de Santa Rosa, há um numero significativo de distritos evoluídos como Vila Pratos (Novo Machado), Guia Lopes (Santa Rosa), Vila Sírio (Santo Cristo) e Consolata(Três de Maio), mas todos com cerca de 3 mil habitantes. O Bairro Cruzeiro de Santa Rosa é um dos maiores da região, poderia se emancipar!

    ResponderExcluir
  7. Balneario Quintao esta travado no tempo p nao ser municipio, nao tem nada do minimo, so serve p arrecadar p Palmares do Sul. Isso e um ABSURDO. Uma area urbana c mais de 400 quadras comercio forte, turismo e historia.

    ResponderExcluir