castelos medievais

castelos medievais

domingo, 18 de julho de 2010

ALERT - CANADÁ


Alert é o lugar permanentemente habitado mais setentrional. Com as coordenadas 82°28′N, 62°30′W, fica aproximadamente 10 km a oeste do Cabo Sheridan, a ponta nordeste de Ilha Ellesmere, na orla do mar de Lincoln (gelado), no território de Nunavut, no Canadá. Alert está a pouco mais de 817 km (507 milhas) do Pólo Norte.

Alert tem 5 habitantes permanentes no censo de 2006. Alert também tem muitos habitantes temporários e tem uma rádio militar, unidade receptora da Estação de Forças do Canadá (CFS Alert).

A região é cercada por um terreno inóspito de colinas e vales. A orla está principalmente composta de lousa e xisto, e o mar é coberto com gelo durante o ano todo. O clima local é realmente semi-árido. Porém, taxas de evaporação também são muito baixas. Há sol da meia-noite da última semana de Março até ao meio de Setembro e o Sol está acima da linha do horizonte do meio de Abril a Agosto. Do meio de Outubro até ao fim de Fevereiro o Sol não surge sobre o horizonte e há 24 horas por dia de escuridão do fim de Outubro até meio de Fevereiro.

Sir George Nares foi o primeiro em alcançar o extremo norte da Ilha Ellesmere; ele chegou a Alert entre 1875–1876. A estação meteorológica foi estabelecida em 1950, e a estação militar em 1958.

Outros lugares na Ilha Ellesmere são a base de pesquisa em Eureka e a comunidade de Inuit de Grise Fiord.

Nenhum comentário:

Postar um comentário