castelos medievais

castelos medievais

domingo, 12 de julho de 2015

PORTO ITAPEMA (ATUAL DISTRITO DE VICENTE DE CARVALHO) E A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO



Mapa do Futuro Município de Porto Itapema (atual Vicente de Carvalho) em Guarujá - SP



Vicente de Carvalho é um distrito do município brasileiro de Guarujá, no litoral do estado de São Paulo.
O atual bairro do Itapema, em Vicente de Carvalho, foi o local da Ilha de Santo Amaro onde se fixou o povoador Jorge Ferreira, um dos fundadores de Santos, e onde no mesmo século XVI foi construído o Forte de Vera Cruz de Itapema, para defesa do porto de Santos e da então vila fronteira. Mais tarde (fins do século XIX), foi construída a pouca distância do velho Forte a Estação das Barcas de Guarujá, até hoje existente. O topônimo procede do chamado tupi: Ita "pedra",  "quebrar, torcer, dobrar", e o sufixoMa (breve) para formar "supino" (como ensina João Mendes de Almeida), com o significado de "Morro quebrado mais de uma vez" ou "pedra muito quebrada", aludindo aos pequenos morros ali existentes, que pareciam quebrados três vezes, acompanhados de grandes pedras como satélites.
Esses morrotes muito conhecidos e seus pedrouços vêm sendo destruídos há muito tempo, utilizados em aterros e empedramentos diversos, na Base de Aviação da Bocaina, em Itapema e em Vicente de Carvalho, a nova localidade (distrito de Guarujá) que começando no Itapema, propriamente dito, segue pela várzea do Paecará (que comumente grafam: Pae - Cará), ligando-se a Conceiçãozinha e ao ferry-boat.
Os habitantes de Vicente de Carvalho já manifestaram (e continuam a manifestar) seu desejo de que o nome do seu distrito e futura cidade volte a ser Itapema.
A avenida Tiago Ferreira é seu coração comercial com mais de quatrocentos estabelecimentos e em seu trecho final localiza-se a estação das barcas e catraias por onde circulam diariamente cerca de vinte mil pessoas em direção ao sistema de travessia com destino à cidade de Santos, do outro lado do estuário, onde se localiza um dos maiores portos do mundo.
O distrito apresenta diversidade cultural, com forte presença de nordestinos, catarinenses e libaneses que se instalaram no comércio. Tem presença marcante de estrangeiros devido ao cais de Conceiçãozinha.
Em Vicente de Carvalho morou o ex presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi morador do distrito durante cerca de quatro anos logo após sua chegada doNordeste por volta de 1952.
O Forte do Itapema, único monumento histórico de Vicente de Carvalho, está atualmente em estado de abandono, correndo o risco de desaparecer.
Já faz parte da cultura de Vicente de Carvalho a Feira do Rolo que acontece aos domingos na Rua Joana de Menezes Faro, onde se encontram peças curiosas e exóticas, de interesse para colecionadores.
No dia 6 de abril a comunidade de Vicente de Carvalho comemora o seu dia com extensa programação que inclui colocação de flores no busto do poeta e atividades culturais na Praça 14 Bis. Essa homenagem foi instituída pela Lei Municipal 1374.
Vicente de Carvalho, hoje com cerca de 130 mil habitantes, foi responsável por mais da metade dos 26 milhões de reais arrecadados pela prefeitura em imposto sobre serviços (ISS) no ano de 2003. Isto é resultado das atividades desenvolvidas em terminais de contêineres e de fertilizantes, e do comércio local.
Localiza-se também em Vicente de Carvalho a Base Aérea de Santos.
No distrito de Vicente de Carvalho ficam também alguns dos maiores bairros da cidade, como o Jardim Boa Esperança, Parque Estuário, a Vila Áurea e o Paecará.

2 comentários:

  1. Aurélio, parabéns pelo blog, esta muito bom. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre acompanho o teu blog. Já conheces o OpenStreetMap? - Um mapa com os princípio da Wikipédia, onde todos podem editar e contribuir. Lá você pode até gerar mapas e muito mais. Por exemplo, você pode colocar um link para a delimitação de uma área, como é o caso de Vicente de Carvalho: http://www.openstreetmap.org/relation/3032220

    Se ler isto de um ok pelo imagens.sm@gmail.com

    ResponderExcluir