castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MUNICÍPIO DE UNISTALDA - RIO GRANDE DO SUL


Unistalda é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. O município foi batizado por esse nome em um homenagem a uma antiga moradora que se chamava Unistalda.
É conhecida como a cidade dos raios, devido a grande incidência de raios na região. Estudiosos atribuem isto a um fenômeno que ocorre na natureza que é o encontro de correntes climáticas.
Ficheiro:RioGrandedoSul Municip Unistalda.svg

área: 602.39 km²
população:  2.453 habitantes
 



Localiza-se a uma latitude 29º02'50" sul e a uma longitude 55º09'01" oeste, estando a uma altitude de 361 metros. Sua população, segundo o censo de 2010, é de 2.453 habitantes.

Unistalda possui a maior reserva de ávores de pau-ferro da América Latina.
Possui grandes belezas naturais, como a cachoeira do Inhacoa e a Lagoa do Junco, além de ter lugares exóticos como a casa de pedra e a casa dos Carneirinhos.


O município, então vila, teve início com a construção do batalhão ferroviário e da estrada de ferro Santiago. São Borja pelo batalhão comandado pelo general Horta Barbosa, entre os anos de 1935 e 1936, sendo construída nesta localidade uma estação intermediária que foi denominada Estação Unistalda, em homenagem a mãe do General, senhora Unistalda Barbosa, que muito fez pela instalação da linha ferroviária no município. Mais tarde nome dado ao município em sua homenagem. E agosto de 1940 Unistalda passou a ser 4º distrito de Santiago.
Em 1940 o senhor Emiliano Trindade e sua esposa Arvelina Loureiro Trindade, doaram ao município de Santiago uma área destinada a construção da futura vila de Unistalda.
 


3 comentários:

  1. Parabéns Aurélio pelo blog e os esclarecimentos.Este Munícipio me chamou a atenção ao ver na praia de Xangri-lá(Litoral norte do RS)uma "pick up"emplacada nesta localodade.Abraços,João Batista.

    ResponderExcluir
  2. A cascata do Inhacoã não pertence a Unistalda e sim ao Itacurubi, é bom corrigir, ok!
    Um abraço!
    Cássio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim a Cascata do Inhaquã em Unistalda. Não é a mesma de Itacurubi.

      Excluir