castelos medievais

castelos medievais

sábado, 8 de dezembro de 2012

OS DEZ MAIORES PORTOS DO MUNDO


 A capacidade de movimentação de portos marítimos é medida em termos de TEU (twenty-foot equivalent units, ou unidades equivalentes de 20 pés). Com base nesta unidade de cálculo, saiu a lista dos 10 maiores portos do mundo em 2011, sendo que a maioria fica na Ásia, principalmente na China. Porém esta lista está sujeita a alterações constantes. 


1 - Xangai – China
Tendo um total de cinco áreas de trabalho, o porto de Xangai se tornou o maior porto do mundo, superando o porto de Cingapura. Em 2010, cerca de 29 milhões de TEUs passaram por este porto. O porto de Xangai é uma fonte de grande atividade econômica na área do rio Yangtze, que ajudou ainda mais a situação econômica de regiões como Zhejiang, Jiangsu e Henan.

2 - Ningbo-Zhoushan – China
Formada como uma iniciativa de colaboração entre o porto de Ningbo e Zhoushan no ano de 2006, o porto Ningbo-Zhoushan é o segundo maior do mundo. Apoiando três rios - o Yangtze, o Yong eo Qaintang, o porto deverá ter um grande impulso com a construção de um novo terminal - o Dapukuo Jintang, composto por cinco leitos que deverão ser preenchidos até 2014.

3 - Singapura – Singapura
O porto de Singapura, que já foi considerado o maior do mundo, caiu algumas posições e agora está em terceiro lugar. Do ponto de vista da economia do país, o porto de Cingapura desempenha um papel muito importante, pois atende ao mercado de re-exportação em uma escala gigantesca. O porto de Singapura é conectado a mais de 600 portos espalhados por mais de 100 países. Em termos de sua manipulação, o porto de navios lida com um quinto dos contentores de carga global e é responsável pelo trânsito de quase 50% da oferta global de petróleo bruto.

4 - Rotterdam – Holanda
Único porto da Europa na lista, o porto de Roterdam ocupa o quarto lugar. Também serviu como o maior porto do mundo por 42 anos entre 1962 e 2004 antes de ter sido superado por Cingapura e Xangai, nesta ordem. O porto de Roterdam é o maior porto de toda a Europa.

5 - Tianjin – China
Situado no Rio Haihe, o porto de Tianjin, na China, está em quinto lugar. Atualmente ele está conectado a mais de 400 portos em cerca de 200 países em todo o mundo, um número que deverá subir nos próximos quatro anos. O porto de Tianjin é o terceiro maior porto da China e o único da parte norte do país.

6 - Guangzhou – China
Maior porto do sul da China, o porto de Guangzhou goza de conectividade com mais de 300 portos em quase 100 países. Constitui a principal base para o cinturão industrial das regiões de Guangxi, Yunnan, Hunan e Jiangxi. O porto de Huangpu também faz parte do porto de Guangzhou.

7 - Qingdao – China
Junto ao Mar Amarelo, localizado na Península de Shandong, o porto de Qingdao está em sétimo lugar. De frente para Japão e Coreia do Sul, líderes mundiais no negócio de construção naval, o porto de Qingdao é um porto natural e tem conectividade com mais de 450 portos em mais de 130 países.

8 - Qinhuangdao – China
Operando há três décadas, Qinhuangdao é conhecido principalmente por seu transporte de carvão no país. Estatisticamente, é o maior porto de embarque de carvão no mundo, responsável por quase 50% do transporte de carvão do país entre o norte e o sul.

9 - Hong Kong – China
O porto de Hong Kong é um porto natural, situado no Mar da China Meridional e tem sido fundamental na promoção econômica da cidade. No ano de 2010, o porto foi responsável por 23,7 milhões de TEUs em movimentação de carga.

10 - Busan - Coréia do Sul
O porto de Busan, também conhecido como Pusan, funciona como o maior porto da Coreia do Sul, em sua segunda maior cidade. Busan está situado no rio Naktong e forma uma grande rota comercial entre o Oceano Pacífico e os países pertencentes à Eurásia. Está prevista a construção do novo porto que deve ser concluída em 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário