castelos medievais

castelos medievais

sábado, 8 de dezembro de 2012

BOA VISTA (RORAIMA) - UMA ESTRELA NA FLORESTA

Ficheiro:Bandeira BoaVista Roraima Brasil.svg

Ficheiro:Roraima Municip BoaVista.svg

Montagens de fotos de Boa Vista

Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.


A população de Boa Vista foi contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 284.258, sendo o maior do estado e o 87º do Brasil. Concentra 65,3% da população de Roraima (dois terços), situa-se na margem direita do Rio Branco.


As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário e Executivo. Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas.


Com uma área de 5.117,9 km², limita-se com Pacaraima a norte, Normandia a nordeste, Bonfim a leste, Cantá a sudeste, Mucajaí a sudoeste, Alto Alegre a oeste e Amajari a noroeste.


Ocorre apenas uma estação em dois períodos bem definidos: o verão seco e o verão chuvoso; o inverno, outono e a primavera praticamente não são percebidos.


A temperatura varia de 21 °C a 37,6 °C, dada sua localização relativamente próxima á linha do equador, sendo as mais baixas em janeiro e mais altas em julho.


A bacia do rio Branco possui um regime hidrográfico caracterizado por um período de cheia e outro de seca. No de primeiro, de março a setembro, áreas situadas próximas à margem costumam ser alagadas. No período de seca as águas baixam, diminuindo a navegabilidade do rio Branco e formando belas praias fluviais, bastante frequentadas pela população.


Cidade planejada e de largas avenidas, Boa Vista ainda assim começa ver congestionamentos cada vez mais frequentes, especialmente no Centro e em algumas vias da periferia.


O Aeroporto Internacional de Boa Vista - Atlas Brasil é utilizado pelas companhias aéreas TAM e Gol, com voôs domésticos diários para Manaus e pela META, com voos internacionais para Georgetown, capital da Guiana e Paramaribo, capital do Suriname.


As três rodovias que cruzam Boa Vista são:
BR-401 - Ligando Boa Vista ao município de Bonfim, até a fronteira com a Guiana
BR-174 - Desde Manaus ao município de Pacaraima, até a fronteira com a Venezuela
RR-205 - Ligação com o município de Alto Alegre.
RR-319 - Importante via agrícola, estendendo-se em meio a grandes propriedade nos municípios do norte do estado.


Boa Vista dispõe de um grande anel viário, cujas obras terminaram em 2011, o Contorno Oeste Ottomar de Souza Pinto, com extensão de quase 30 quilômetros. As principais pontes a cortar a cidade são a dos Macuxis e do Rio Cauamé.

2 comentários: