castelos medievais

castelos medievais

domingo, 2 de dezembro de 2012

ARQUIPÉLAGO DE SAN ANDRÉS E PROVIDENCIA QUEREM TORNAR-SE INDEPENDENTES DA COLÔMBIA


Ficheiro:Colombia San Andres y Providencia loc map.svg

File:Flag of San Andrés y Providencia.svg


Os nativos da ilha colombiana de San Andrés trabalham no desenho de um novo status político que lhes permita ter um governo autônomo e associado à Colômbia, disse neste sábado à agência Efe o promotor da iniciativa, Raymond Howard Britton.
Este impulso independentista, "que não é novo", foi potencializado pela decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia que estabeleceu novas fronteiras entre Colômbia e Nicarágua sobre as águas que rodeiam o arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina.
File:Islas de San Andrés y Providencia.svg
"Consideramos o que aconteceu em Haia como a última gota que transborda o copo porque, através dos anos, a Colômbia cedeu seu território ancestral através de tratados", lamentou Howard.
A queixa se deve ao fato de a sentença ter ratificado a soberania colombiana sobre as três ilhas maiores e sete abrolhos próximos, mas também ter concedido à Nicarágua entre 70 mil e 90 mil km² de mar que rodeiam o arquipélago com grande valor natural, pesqueiro e petroleiro, e que tradicionalmente pertencia aos moradores de San Andrés.
"Nos sentimos mais sanandresanos que colombianos. E, se antes da decisão isso era assim para 80% da população, depois subiu para 99%", acrescentou o líder nativo.
Howard é presidente do Movimento pela Autodeterminação Étnica do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina e pastor da primeira Igreja Batista da região. Esta comunidade trabalha agora com mais afinco em uma nova proposta de status, que já foi entregue tanto ao vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, como ao presidente, Juan Manuel Santos.
Este sentimento independentista na ilha, como lembrou Howard, data de 1912, quando foi sancionada uma lei na Colômbia que pagava a mudança de colombianos à ilha para povoá-la, o que a comunidade local identificou como "um desastre" para sua cultura.
Fato é que atualmente a proporção entre nativos puros e "pañas", como se referem aos mestiços continentais, é de 30% contra 70%, e o idioma creole dos nativos, com raízes africanas, e o inglês deixado pelos piratas do século 16 foi substituído por um espanhol que falam a duras penas. O arquipélago de San Andrés é um grande foco turístico na Colômbia, onde a pesca tanto artesanal como industrial é a atividade principal. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário