castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ROSÁRIO (ARGENTINA) - A TERRA DE LIONEL ANDRÉS MESSI




Rosário é uma cidade da província de Santa Fé, na Argentina. De acordo com o último censo (INDEC), possuía em 2001 cerca de 909 000 habitantes, 1 161 000 na região metropolitana (Grande Rosário).

Ficheiro:Lionel Messi, 2011.jpg


 

 A cidade de Rosário é conhecida como o berço da Bandeira, e sua construção mais famosa é a do Monumento à Bandeira. Além disso, desde o século XIX era conhecida informalmente como "Chicago da Argentina.

 

 Rosário está localizada no sudeste da província de Santa Fé, o chamado Pampa Úmida e é um ponto de passagem para aqueles que se deslocam entre as diferentes regiões.

 

 Está situado a 401 km da cidade de Córdoba, a noroeste e 306 km a sudeste da cidade de Buenos Aires, capital argentina. Uma grande ponte foi construída sobre o Rio Paraná e oferece acesso à Província de Entre Rios e aos países vizinhos, Uruguai e Brasil.

 

 O clima de Rosário é úmido e ameno na maior parte do ano. É classificada como pampas temperado, ou seja, as quatro estações do ano são bem definidas, mas o seu inverno é bastante curto e irregular.

 

 Existe uma estação quente de outubro a abril (18 °C a 32 °C, com picos que podem ultrapassar 40 °C) e uma estação fria entre o início de junho e na primeira metade de agosto (com média mínima de 5 °C e média máxima de 16 °C).

 

 Rosário está localizada no alto do penhasco, na margem direita do rio Paraná em um ponto onde se separa o desfiladeiro do rio. A primeira avenida que dá acesso à região central de Rosário é a Bajada Sargento Cabral, que também liga o subúrbio da cidade aos bairros mais nobres.

 

 Durante muito tempo, esta rua foi o único acesso ao Porto de Rosário, até que novas vias diferentes foram construídas no acesso abaixo.

 

 O Porto de Rosário é um porto fluvial e marítimo de grandes mercadorias provenientes da região central da Argentina, localizado no lado direito (oeste) da costa do rio Paraná.

 

 Neste ponto do curso do Paraná (km 420) encontra-se a transição entre a profundidade de navegação fluvial e marinha. O canal principal do rio em frente ao porto tem uma configuração vantajosa, com uma profundidade de 34 metros.

 

O Aeroporto Internacional de Rosário, situado 15 km a oeste foi remodelado para trabalhar com o tráfego de carga. O Aeroporto Internacional Rosario Islas Malvinas, localizado a 13 km do centro de Rosário, recebe uma freqüência significativa de vôos oferecidos por várias companhias aéreas internacionais e de cabotagem.

Um comentário:

  1. Bonita e prospera a cidade...ja vi que ainda desconheço muito o interior da Argentina, pois geralmente se fala mais em B.A !!!

    ResponderExcluir