castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 2 de outubro de 2012

MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA (RIO GRANDE DO SUL)


São Francisco de Paula é um município do estado do Rio Grande do Sul, Também conhecida por "São Chico".

Ficheiro:RioGrandedoSul Municip SaoFranciscodePaula.svg

História

A área onde hoje é o município de São Francisco de Paula foi habitada por índios caáguas, da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a região passou a ser caminho dos tropeiros, que iam do Rio Grande do Sul a São Paulo.


O povoamento da cidade começou quando o capitão Pedro da Silva Chaves, militar português, doou uma área de terra para a fundação do povoado, que virou patrimônio de uma igreja construída no local. A esta igreja, o capitão batizaria de São Francisco de Paula, santo de sua devoção.
Em 1809, o povoado de Cima da Serra passou a pertencer ao município de Santo Antônio da Patrulha. Em 1852, o povoado foi elevado a freguesia de Cima da Serra, que virou município (São Francisco de Paula de Cima da Serra) em 1878.

A denominação viria a perder a alcunha Cima da Serra por volta de 1930, ficando apenas São Francisco de Paula. Entretanto, em 1889 o município foi extinto e anexado a Taquara do Mundo Novo (atual Taquara). No mesmo ano, o município foi reconstituído, sendo extinto novamente em 1892, e reanexado a Taquara. Finalmente, em 1903, mais uma emancipação, desta vez definitiva.

Até a década de 1940, o município de São Marcos e as localidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Criúva e Vila Oliva pertenciam a São Francisco de Paula. A partir daí, passaram a pertencer a Caxias do Sul. Cambará do Sul, emancipada em 1963, e Jaquirana, emancipada em 1987, também pertenceram a São Chico, como é carinhosamente chamado o município de São Francisco de Paula.

Geografia

É o município mais meridional da região da Serra do Nordeste ou Serra Geral, com latitude sul de 29º 26' 52". Se encontra nos arredores do extremo sul da escarpa do Planalto Meridional, formado pela Serra Geral.

Tem 907 metros de altitude na sede da prefeitura. Ocupa uma área de 3.273,498 km², e possui uma população bruta de 20.161 habitantes.
Tem clima subtropical Cfb, segundo a classificação do clima de köppen, onde os verões são brandos e úmidos e os invernos relativamente úmidos e frios.
A distância até a capital do estado, Porto Alegre, é de 112 km.




Um comentário:

  1. Boa noite!
    Conheço a cidade mas ainda não consegui explorar as atrações turísticas.. gostaria muito de saber o nome da cachoeira maravilhosa que está na foto e como se faz para chegar lá.
    Att
    Jade Noguerol

    ResponderExcluir