castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

METEORA (GRÉCIA) - UM DOS MAIS LINDOS MOSTEIROS DO MUNDO


Meteora é uma região localizada na Grécia central, entre os canyons profundos da cordilheira Pindus, cuja palavra significa entre o céu e a terra.


File:07Meteora01.jpg

Monastérios foram construídos sobre rochedos altíssimos, verdadeiras torres de pedra, que o tempo, o vento e a chuva esculpiram ao longo dos milênios.


File:Agiu Stefanu Meteora 1.jpg

Os monastérios de notável beleza arquitetônica, foram construídos pelos monges, a partir do século Xl, no topo das formações.


Neste local de silêncio e quietude, tudo foi realizado sob medida para inspirar a prece, a meditação e rituais para a elevação da vida terrena à celestial em harmonia e estado de perfeita paz.


Os espectaculares rochedos de arenito ficam a nordeste da planície da Tessália, perto do rio Peneios. O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros e o menor, 305 metros.


Os monges eremitas, procurando um refúgio seguro à ocupação otomana, encontraram nos rochedos inacessíveis de Meteora um refúgio ideal.


O acesso aos mosteiros era feito por guindastes e apenas em 1920 foram construídas escadas de acesso.


Dos seis mosteiros, cinco são masculinos e um é feminino. Em 1988, este monumento com montes e vales revestidos com florestas que têm a presença de animais selvagens como o lobo e a víbora foi classificado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

File:Holy Monastery of Rousanou.jpg

Um comentário: