castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

KILAMBA: A CIDADE FUTURISTA DE ANGOLA


Kilamba é uma nova cidade no Município de Kilamba Kiaxi em Angola, na província de Luanda, inaugurada a 11 de Julho de 2011 e projectada para funcionar como sede do recém criado município de Belas.
Ficheiro:Kilamba Kiaxi - May 2011 (3).jpg
A cidade do Kilamba está localizada a cerca de 20 quilômetros a sul do centro da capital Luanda, tendo como local de referência o Estádio Nacional 11 de Novembro. O projeto foi concebido para se desenvolver em três fases, com um total de 82 mil apartamentos, numa área de 54 quilômetros quadrados. A primeira pedra do empreendimento foi lançada no dia 31 de Agosto de 2008, sendo a cidade oficialmente inaugurada a 11 de Julho de 2011 pelo Presidente da República José Eduardo dos Santos.
Ficheiro:Kilamba Kiaxi - May 2011 (2).jpg
A primeira fase deste empreendimento foi prevista para alojar cerca de dezanove mil pessoas em 115 edifícios, num total de três mil cento e oitenta apartamentos, erguidos em padrão urbano com serviços públicos integrados, como escolas e instituições financeiras. Segundo Manuel Vicente, presidente do Conselho da Administração da Sonangol, a formalização da primeira entrega da empreitada comporta dez quilómetros de estrada, 48 lojas, parques de estacionamento, paragens para transporte públicos, entre outros equipamentos urbanos. O escopo inicial do empreendimento compreende 710 edifícios, 24 creches, nove escolas primárias, oito secundárias e cinquenta quilómetros de estradas.
Os prédios estão dispostos em quatro quarteirões, equipados com quatro jardins-de-infância, duas escolas primárias e uma secundária. Elementos como suportes e canalização para os aparelhos de ar condicionado foram incorporados na arquitectura dos edifícios.
Estão concluídas as infra-estruturas sociais, como escolas primárias e secundárias, com espaços desportivos dotados de quadras de jogos multiusos e campos de futebol com pistas de atletismo. As estações de tratamento de água potável (ETA) e a de tratamento de águas residuais (ETAR) estão prontas para utilização, e duas subestações eléctricas fornecem energia à cidade.
Kilamba Kiaxi - May 2011 (1).jpg
A cidade foi construída sem barreiras arquitetônicas, de modo a que as pessoas portadoras de deficiência possam circular de forma autónoma e com segurança. A cidade dispõe também de um hospital, clínicas e está prevista a construção de pelo menos 12 centros de saúde no local.
Está prevista a instalação de depósitos selectivos de lixo, de modo a que a recolha de resíduos seja feita com uma pré-seleção ecológica.
Ao lado das zonas residenciais foram reservados espaços para o investimento privado, com vista à edificação de prédios de escritórios, centros comerciais e outros, obedecendo ao plano diretor da cidade.
Na Cidade do Kilamba estão planeadas infraestruturas destinadas aos serviços municipais segundo um modelo que se propõe ser o embrião de ensaio da criação de autarquias a nível do país, entre elas a futura Câmara Municipal, o Tribunal Municipal e outros serviços.
Os mais de três mil apartamentos da Cidade do Kilamba arrancam em 22 de agosto 2011 a comercialização. A Sonangol Imobiliária dispõe 3.180 apartamentos do tipo T3 A, B, C e T5. As casas T3 A e B têm 110 metros quadrados, T3 C têm 120 e T5 têm 150 metros quadrados.
Em 2012 a Nova Cidade de Kilamba tem 750 andares de oito blocos de apartamentos, mas não tem moradores, e o custo a partir de 120.000 dolares é demais para favelados. Há temores de que o projeto de 3,5 milhões construída em três anos, poderia colocar vazio há anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário