castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CARNAÚBA DOS DANTAS (RN) E O CASTELO DI BIVAR

Ficheiro:RioGrandedoNorte Municip CarnaubadosDantas.svg


Carnaúba dos Dantas é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó Oriental, conhecida regionalmente pela peregrinação ao Monte do Galo, Castelo Di Bivar e pela existência de sítios arqueológicos.

As terras do municípios eram habitadas pelos índios Cariris, os primeiros povoadores brancos foram o tenente Francisco Fernandes de Souza e o capitão Caetano Dantas Correia, que em 1740 trouxe sua boiada e familiares de Pernambuco. Mas foi somente em 1900, sob a orientação de Antônio Dantas de Maria, descendente de Caetano Dantas foi construída a capela sob invocação de São José em torno de qual se desenvolveu o povoado. Em 1931, é oficialmente criado o distrito de Carnaúba, então subordinado a Acari. Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaúba dos Dantas, pela lei estadual nº 1028, de 11 de dezembro de 1953. A denominação atual tem origem no fato de haver no local, uma mata de carnaúbas, tendo sido acrescentado o vocábulo "Dantas", em homenagem ao seu fundador efetivo.
Carnaúba dos Dantas apresenta um território 245,65 km², no ano 2010 sua população era de 7.429 habitantes; Apresenta densidade demográfica de 30,24 habitantes por km². Com população majoritariamente urbana (6028 habitantes) e minoria rural (1401 habitantes). Quanto ao gênero, a cidade é habitada por 3716 homens e 3713 mulheres.
Ficheiro:Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte, Brasil.jpg

Turismo

Durante a semana santa, o Monte do Galo é um popular destino do turismo religioso. De interesse histórico, destacam-se seu conjunto de mais de 80 sítios arqueológicos, um dos mais importantes da América do Sul em pinturas rupestres, como os sítios Xique-Xique - Volta do Rio e Ermo de Cima e de Baixo, Furnas dos Caboclos, Serra das Pinturas, Serrote do Gavião e Saco do Poti, que possuem pinturas rupestres com motivos antropomórficos, sempre representados em grupos, com cenas de danças, caça e cópula.

Castelo Di Bivar
Ficheiro:Castelo Di Bivar (Carnaúba dos Dantas-RN).JPG

O Castelo Di Bivar localiza-se no município de Carnaúba dos Dantas, ficando a 219 km da capital Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
No alto de uma colina às margens da rodovia RN-288, trata-se de uma imitação de um castelo renascentista francês. Erguida por volta de 1984, a obra se encontra inacabada até hoje.
O nome do castelo é uma homenagem ao filme El Cid. Após assistir ao filme o proprietário José Ronilson Dantas se sentiu atraído pelo estilo medieval, o que resultou na construção do castelo.
Conhecido em toda a região, tornou-se uma das principais atrações turísticas do Seridó potiguar. As suas dependências serviram como cenário para o filme "O Homem que Desafiou o Diabo", de 2007.
O Di Bivar encontra-se em uma propriedade particular, e portanto, para se visitar o castelo, é necessário reservar antecipadamente a visita.



Um comentário:

  1. E importante registrar que o nome DANTAS, que nosso lendário Caetano Dantas, trouxe para essa importante família da região do Seridó , teve origem em Portugal, inclusive existe o Brazão dos DANTAS que tem como figura de fundo uma ANTA, daí a origem desse nome que originalmente era: DE`ANTAS, animal abundante naquela região de Portugal.

    ResponderExcluir