castelos medievais

castelos medievais

sábado, 14 de janeiro de 2012

COMUNA (MUNICIPALIDADE) DE CABO DE HORNOS: O PONTO MAIS AUSTRAL DA AMÉRICA

Archivo:Flag of Cabo de Hornos, Chile.svg
Bandeira da Comuna Cabo de Hornos
Archivo:Comuna de Cabo de Hornos.svg
EM VERMELHO A ÁREA DA COMUNA DE CABO DE HORNOS


área: 15.578,7 km²

População: 2.262 hab. (Censo 2002)

A municipalidade de Cabo de Hornos, chamada de Navarino até 2001, abrange a comuna de Cabo de Hornos (com área de 15.578,7 km² e 2.262 hab.) com sede na cidade de Puerto Williams, e a Comuna de Antártida Chilena ( com área de 1.250.257,6 km² e 130 habitantes) com sede na Villa de Las Estrellas, caso único no Chile onde duas comunas formam uma mesma municipalidade (uma observação: A Antártida Chilena não é reconhecida como parte do território chileno por nenhum país do mundo e está sendo disputado com Argentina e Reino Unido).
Distritos Censitários da Antártica Chilena:
Piloto Pardo (114 habitantes)
Terra de O'Higgins (16 habitantes)
Archivo:Villa Las Estrellas.jpg
Villa de Las Estellas

Distritos Censitários de Cabo de Hornos:
Ilha Navarino (2.242 habitantes)
Hoste (11 habitantes)
Darwin (9 habitantes)
Archivo:Puerto Williams1.JPG
Puerto Williams (Capital da Comuna Cabo de Hornos)
Cabo de Hornos, é uma comuna do Chile, localizada na Província de Antártica Chilena, Região de Magalhães e Antártica. A comuna foi criada em 1927, com o nome de Navarino até o ano de 2001, quando mudou para a atual denominação, devendo seu nome ao ponto geográfico situado dentro de sua jurisdição, constituído pelo mítico Cabo Hornos.
Sua municipalidade, com sede em Puerto Williams, administra desde 2002 o agrupamento de comunas de Cabo de Hornos e Antártica.
A comuna limita-se: a noroeste com Punta Arenas; a norte com Timaukel; a nordeste com a República da Argentina; a sul com o Oceano Pacífico

.

Geografia

A comuna estende-se desde o sul da Cordilheira dos Andes, aqui chamada Cordilheira de Darwin, que corre de leste a oeste, ao centro do canal de Beagle, ao pé da cordilheira. Compreende a parte mais austral da ilha grande da Terra do Fogo e todo o Arquipélago ao sul do Canal de Beagle. A sul existem outras ilhas e arquipélagos, entre elas Navarino, onde localiza-se o centro administrativo e a maior parte da população. Também destacam-se as ilhas Hoste, Gordon, Londonderry, Wollaston, Ilhas Picton, Lennox e Nueva.
Esta comuna, a mais remota da Região de Magalhães e Antártica, é a extremidade do continente americano, que se desmembra em ilhas e canais até terminar nos rochedos do Cabo Horn e as ilhas Diego Ramírez.
A parte ocidental da comuna compreende o Parque Nacional Alberto de Agostini, com numerosas ilhas, canais, fiordes e geleiras e a sul, nas ilhas Wollaston, se encontra o Parque Nacional Cabo de Hornos.

Demografia

A comunidade do Cabo Horn é o lar de 1,50% da população total da região, correspondendo a 13,70% e 86,30% da população rural para população urbana (Dados de Censo 2002 ).
Seus principais povoados são Puerto Williams , a capital provincial, Puerto Navarino, Caleta Mejillones, Caleta Eugenia e Puerto Toro (fundado em 1892) .


Ilhas Diego Ramirez

As Ilhas Diego Ramírez (espanhol: Islas Diego Ramírez) são um pequeno grupo de ilhas localizadas no extremo sul do Chile, cerca de 100 km a sudoeste do Cabo Horn.
Sua área é de pouco mais de 1 km quadrado. As ilhas pertencem à comuna de Cabo de Hornos, na província de Antártica Chilena e região de Magalhães e Antártica. Elas são divididas em um grupo menor, ao norte, com seis ilhotas, e um grupo maior ao sul, separadas por uma passagem de 3 km de largura. As ilhas contêm o ponto mais meridional do continente sul-americano (incluindo ilhas), um título muitas vezes erroneamente atribuído ao Cabo Horn. A ilhota Águila é a porção de terra mais meridional do grupo e está situada a 56° 32'9 "S (Considerado o Ponto Mais meridional da América do Sul).
Cabo de Hornos
File:Puertotoro.JPG
Puerto Toro, o Povoado mais meridional da América do Sul
File:Chile.estrechodemagallanes.png
Localização de Puerto Toro, abaixo de Puerto Williams
Elas foram vistas pela primeira vez em 12 de fevereiro de 1619 por Gonzalo García de Nodal e Bartolomé García de Nodal, e nomeada pelo cosmógrafo da expedição, Diego Ramírez de Arellano. As ilhas foram citadas como a massa de terra mais meridional a partir dessa época, e mantiveram tal honra por 156 anos, até a descoberta das ilhas Sandwich do Sul em 1775.
Vista aérea de Puerto Williams

Nenhum comentário:

Postar um comentário