castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ARAL MOREIRA - MATO GROSSO DO SUL


Aral Moreira é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.
População: 10.420 hab. (IBGE 2011)
Ficheiro:MatoGrossodoSul Municip AralMoreira.svg
O ponto vermelho no mapa do MS:área de Aral Moreira

Localização


O município de Aral Moreira está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados). Localiza-se na latitude de 22º11’28” Sul e longitude de 55°56’51” Oeste. Distâncias:
  • 1 382 km da capital federal (Brasília)
  • 367 km da capital estadual (Campo Grande).

Geografia física

Solo
No município de Aral Moreira são encontrados os seguintes tipos de solos: Predomínio de Latossolo. São solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, caracterizados por apresentarem um horizonte B latossólico. No geral, são profundos e muito profundos, bem drenados e acentuadamente drenados, friáveis e bastante porosos.
Relevo e altitude
Está a uma altitude de 609 m. O município de Aral Moreira apresenta relevos suavemente ondulados e planos, com declividades médias de 2° a 5°. Encontra-se em duas regiões geomorfológicas:
  • Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, dividindo-se em duas unidades geomorfológicas: Planalto de Dourados e Divisores das Sub-Bacias Meridionais.
  • Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com uma unidade geomorfológica – Planalto de Maracaju.
Apresenta relevo plano geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva e relevos elaborados pela ação fluvial.
Clima, temperatura e pluviosidade
Está sob influência do clima tropical de altitude, sendo que no inverno a temperatura pode baixar de zero e no verão pode ultrapassar 40 graus. O clima é caracterizado como Úmido, apresenta índice efetivo de umidade com valores anuais variando de 40 a 60%. A precipitação pluviométrica anual vária entre 1.500 a 1.700mm anuais, excedente hídrico anual de 800 a 1.200mm, durante cinco a seis meses e deficiência hídrica de 350 a 500mm, durante quatro meses.
Hidrografia
Está sob influência da Bacia do Rio Paraná, pertencente á Bacia do Rio da Prata. Rios do município:
  • Rio Amambai: afluente pela margem direita do rio Paraná com limites Aral Moreira/Coronel Sapucaia e Aral Moreira/Amambai.
  • Rio Correntes: afluente pela margem esquerda do rio Amambai, no município de Aral Moreira.
  • Rio Guaembeperi: afluente pela margem esquerda do rio Amambai e nasce perto de Sanga Puitã e faz divisa entre os municípios de Ponta Porã e Aral Moreira.
  • Rio Emboscada: afluente, pela margem esquerda, do rio Verde, no município de Aral Moreira.
  • Rio Verde: afluente do rio Amambaí, no município de Aral Moreira.
Vegetação
Se localiza na região de influência do Cerrado. A cobertura vegetal do município de Aral Moreira demonstra que a cobertura vegetal predominante é de lavoura. A Oeste, existem áreas de pastagem plantada. A Floresta Estacional ainda possui testemunhos no município.

Geografia política

Fuso horário
Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado).

Área
Ocupa uma superfície de de 1 656,185 km² e a área urbana totaliza 0,368 km².
Subdivisões
Aral Moreira (sede) e Vila Marques
Arredores
Além de fazer fronteira com a República do Paraguai, faz divisa com os municípios de Ponta Porã, Amambai, Coronel Sapucaia e Laguna Caarapã.


História

O Desbravamento do Município de Ponta Porã começou por Aral Moreira. Em 1883 Thomas Laranjeira instalava suas ranchadas a margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú e iniciava a exploração da erva mate, iniciava o ciclo da erva-mate, que duraria mais de 60 anos. Inicialmente o numero de brasileiros era muito pouco. A maior parte dos empregados na extração de erva-mate eram paraguaios. No final do século IX famílias sul-rio-grandenses, fugindo da Revolução Farroupilha, chegaram ao município e dedicaram-se ao pastoreio. Depois da 2ª Guerra Mundial, a pecuária sobrepujou a erva-mate em importância econômica, após o corte das importações pela Argentina.
Na década de 40 o município recebeu novamente algumas famílias vindas do Rio Grande do Sul (anteriormente tinham vindo os Marques, os Freires, os Maciel e posteriormente vieram os Cardinal, os Portelas, os Bataglin, entre outros). A partir de 13 de dezembro de 1943 a área do município pertenceu ao Território Federal de Ponta Porã (Decreto-Lei n.º 5.812) e foi integrada ao Estado de Mato Grosso em 18 de julho de 1946. Nos anos 50 foi criada a Colônia General Dutra, marco da importância do desenvolvimento da região. Inicialmenta a distribuição das terras inicialmente tinha apenas objetivos políticos. Pela Lei n.º 702, de 15 de dezembro de 1953, foi criado o distrito de Paz do Rio Verde do Sul, com sede na Vila de Rio Verde (atual Vila Caú).
A partir de 1970 começaram a chegar mais sul-rio-grandenses e tambem paranaenses ao distrito de Rio Verde do Sul. Após ter passado pelo plebiscito de 2 de maio de 1974, transformando-se em município no dia 13 de maio de 1976, pelo Decreto-Lei N.º 3686 publicado no Diário Oficial n.º 17082 e instalado em 1 de fevereiro de 1977. No mesmo ano o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Significado do Nome

O nome deve-se em homenagem póstuma ao Deputado Estadual Aral Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário