castelos medievais

castelos medievais

domingo, 6 de novembro de 2011

PORTO REAL (RJ) - A CIDADE COM MAIOR IFDM DO ESTADO


PORTO REAL
A vice-prefeita do município, Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT), participou esta semana de uma cerimônia realizada na cidade de Colônia, na Alemanha, que premiou as 300 cidades ao redor do mundo que registraram os maiores avanços na qualidade de vida da população através de ações implantadas pelo representante da administração municipal.
Cida esteve representando o prefeito Jorge Serfiotis (DEM), a quem foi conferido o prêmio, e recebeu das mãos do ministro da economia da Sibéria,  Vitale Alexandro Russeo, o certificado de Cidade Dinâmica, concedido pela Organização Mundial dos Estados, Municípios e Províncias (Omemp) durante a Feira Internacional de Tecnologia e Urbanismo da Europa, que começou segunda-feira e termina hoje, na cidade alemã. O governo federal esteve representado pelo presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Vieira.
Segundo a prefeitura, a escolha da cidade foi feita a partir de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e contou com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas (ONU). O desenvolvimento social e econômico da cidade nos últimos anos foi um dos indicadores que contribuíram para a conquista do título.
A vice-prefeita conta o quanto se sentiu emocionada ao representar o município durante a entrega do certificado. “Quero, em nome do prefeito Jorge Serfiotis e de toda nossa cidade, agradecer por este prêmio, que na verdade é fruto da determinação de nosso prefeito, que um dia sonhou e lutou para que Porto Real se tornasse uma cidade, mas também é um reconhecimento a um grupo de pessoas que caminham ao lado dele, trabalhando dia a dia para a construção de uma Porto Real cada vez melhor”, destacou Cida.
Surpreso com a notícia da recente implantação de transporte público gratuito à população, o ministro siberiano mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento social e econômico de Porto Real. Vitale Alexandro, na ocasião em que entregou o certificado, convidou Cida e Jorge Serfiotis a conhecerem a Sibéria: “Somos um país gelado, mas garanto que vocês terão uma recepção calorosa em nossa terra, a exemplo do clima brasileiro”, declarou. Ao falar de alguns alimentos que não se encontram naquele país, o ministro siberiano ainda brincou: “Só peço que vocês levem café e limão pra gente fazer uma caipirinha”.
Reconhecimento alemão
Os anfitriões do evento, Jürgen Roters e Ângela Spizig, respectivamente prefeito e vice-prefeita de Colônia, também destacaram em seus discursos o desenvolvimento de Porto Real nos últimos anos. Ao discorrer sobre o aumento da arrecadação de Porto Real, Roters destacou o trabalho do prefeito Serfiotis, através de quem salientou a importância do poder executivo municipal para o desenvolvimento de uma cidade. Entretanto, Ângela Spizig falou com mais propriedade de Porto Real, inclusiveem português. Avice-prefeita alemã disse que tomou conhecimento de Porto Real através do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes durante uma visita recente à capital fluminense. Spizig também destacou os avanços na qualidade de vida de Porto Real, a partir do aumento da arrecadação municipal.
Economia forte
A arrecadação de Porto Real cresceu mais de 200%, em um comparativo entre a previsão de 2011 e o ano de2004. Adecolagem na arrecadação de Porto Real dos R$ 48 milhões em 2004 para mais de R$ 150 milhões previstos para este ano teve um marco importante há cerca de quatro anos, quando a empresa de importação pertencente a uma multinacional instalada no município também começou a operarem Porto Real. Oemplacamento dos veículos produzidos na cidade, controle permanente das Declarações Anuais de Rendimentos (as Declans) e a implantação de um eficiente sistema de emissão de nota fiscal eletrônica são exemplos de outras ações que ajudaram a engordar os cofres do município.
Qualidade de vida
O primeiro lugar em saúde entre as 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro foi um dos índices que permitiram aos avaliadores visualizarem a posição de Porto Real como uma das 300 maiores cidades dinâmicas do mundo, conforme pesquisa recente divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que também apontou o município na vice-liderança estadual em desenvolvimento humano. No Brasil, Porto Real ganhou 124 posições entre os anos 2005 e 2007, quando foi divulgada a última pesquisa do IBGE relacionada à qualidade de vida, mostrando a cidade na 64ª colocação no Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário